Estudo comparativo dos certificados verdes no âmbito da eficiência energética

Autores

  • Mariana Martins de Oliveira
  • Patricia Cristina Cunha Nunes UNIPROJECAO
  • João Marcos Souza Costa Uniceub

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Eficiência Energética, Procel Edifica, LEED, BREEAM, AQUA

Resumo

Durante o acordo de Paris de 2016 o Brasil apresentou a Pretendida Contribuição Nacionalmente Determinada (iNDC), com o intuito de reduzir até 2025 a emissão de gases do efeito estufa em 37% em relação aos níveis de 2005. No que diz respeito a contribuição da engenharia para a evolução desse compromisso tem-se a preocupação com uso de fontes de energia renováveis e eficiência energética, aplicando o conceito de construção sustentável para preservar o meio ambiente e poupar recursos naturais. No Brasil, por exemplo, as edificações consomem anualmente 44% do total de energia elétrica do país, sendo 22% destinados ao setor residencial, 14% comercial e 8% para o público, conforme apontam os dados divulgados pelo LabEEE (Laboratório de Eficiência Energética em Edificações da Universidade Federal de Santa Catarina) (Techne, 2009). Apesar do governo incentivar projetos bioclimáticos, recentemente foi desenvolvido um selo de eficiência que também será empregado na construção civil, o Procel Edifica de 2014, o Brasil ainda deixa a desejar em termos de eficiência energética, principalmente se comparado aos demais países de primeiro mundo que investem no desenvolvimento de tecnologias e melhor aproveitamento de energia. O presente trabalho apresenta um debate teórico sobre esse contexto no Brasil e o contraste com países mais desenvolvidos, além da comparação entre programas de etiquetagem brasileiros (AQUA e PROCEL) e de outros países – como a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concebida nos Estados Unidos, que é a plataforma mais utilizada para edifícios verdes e a BREEAM ((Building Research Establishment Environmental Assessment Method), criada na Inglaterra.

Biografia do Autor

Mariana Martins de Oliveira

Engenheira Civil

Patricia Cristina Cunha Nunes, UNIPROJECAO

Doutora Sc. em Estruturas e em Construção Civil pelo Programa de Pós Graduação em Estruturas e Construção Civil (PECC) da Universidade de Brasília. Mestre em Estruturas e em Construção Civil no mesmo Programa (PECC, UnB). Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Brasília. Áreas de atuação: Ensino e pesquisa em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, com experiência nas disciplinas de Projeto de Arquitetura, Projeto de arquitetura - Técnicas Retrospectivas, Projeto de Urbanismo, História da Arte e da Arquitetura, Estruturas especiais, Desenho técnico, Desenho Arquitetônico, Materiais de Construção, Sistemas estruturais, Mecânica dos Sólidos, Patologia das Construções, Teoria das Estruturas, Segurança do Trabalho. Engenharia estrutural. Aerodinâmica. Pós doutoramento iniciado na área de arranha-céus e seu impacto nas cidades, além de efeitos aerodinâmicos. Interesse em comportamento estrutural aliado às suas implicações no Projeto de Arquitetura; Patrimônio Arquitetônico e retrofit; Sistemas estruturais na Arquitetura; Patologia estrutural e das construções; História da Construção (Engenharia e Arquitetura); História da Arte e da Arquitetura; Desenhos de representação de projeto de Arquitetura; Meio ambiente e ações antrópicas; Gestão de resíduos da construção civil. Atuação na Eficiência Energética em Edificações: participação de grupo de pesquisa ligado ao Cnpq do primeiro edifício etiquetado do Brasil.

João Marcos Souza Costa, Uniceub

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1993) e especialização em Matemática pela Universidade de Brasília (1995). Professor no Centro Universitário de Brasília - UniCEUB, atuou em diversos cursos como matemática, engenharia civil, engenharia de computação, engenharia elétrica e ciência da computação. Atualmente, é professor e coordenador adjunto do curso de Engenharia Civil, além de coordenar a equipe de monitoria deste mesmo curso, no referido centro universitário. Dada sua vasta experiência em docência de disciplinas na área de matemática para adolescentes e jovens adultos, desenvolve projetos e cursos de extensão com ênfase em modelagem matemática e análise funcional, privilegiando a discussão e pesquisa sobre temas como produção de conhecimento, mediações tecnológicas e construção de sentido e educação integrada entre os saberes no ensino superior. Vinculado a grupos de pesquisa e trabalhos técnicos GPETT, tem realizado estudos e pesquisas nas interfaces entre transportes, mobilidade urbana, espaço urbano e mobilidade ativa.

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Publicado

2020-01-20

Edição

Seção

Dossiê Temático: Conexões: Tecnologia na Engenharia e Construção