Comparação de forças transversais analíticas do vento em modelo padronizado de edifício alto CAARC

Autores

  • Matheus Nunes Reis Universidade de Brasília
  • Patricia Cristina Cunha Nunes UniProjeção
  • José Luis Vital de Brito Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Análise Dinâmica, Força Transversal de Vento, CAARC, NBR 6123, AS-NZS 1170-2

Resumo

A ação dos ventos é o motivo de muitos colapsos e/ou danos causados nas estruturas, sobretudo em coberturas leves, estruturas de vedação, seja por efeitos estáticos ou dinâmicos. Essas forças tendem a excitar a estrutura com oscilações nas direções em que suas componentes atuam. Entretanto, importante ressaltar que as forças longitudinais são bastante baixas quando comparadas com as forças transversais resultantes. Dentre os diversos impactos gerados nas estruturas, como fadiga, esforços e deformações, pode-se citar o efeito dinâmico chamado desprendimento de vórtices, grande originador de forças transversais em relação à direção do vento em estruturas. Neste trabalho, são comparadas forças transversais dinâmicas de edifícios altos prismáticos de seção retangular. Estas forças são determinadas pelos processos das normas do Brasil (NBR 6123 1988), da Austrália/Nova Zelândia (AS-NZS 1170-2), do Japão (AIJ 2004), da China (CNS 2012) e por meio do procedimento analítico desenvolvido por Liang et al. (2002). Os resultados utilizados para comparação das duas últimas normas citadas e do método analítico citado foram determinados no estudo de Araghi (2019). A ideia principal das comparações é de averiguar o quão próximo estão os valores determinados em normas em relação ao processo analítico sugerido. As soluções provaram que os resultados normativos demonstraram conformidade entre si e com o analítico, podendo então ser aplicado seguramente. Para dimensionamento em projetos de até médio porte, pode-se adotar o que for melhor para a região em questão. Recomenda-se realizar ensaios em túnel de vento para se obter resultados mais precisos no caso de projetos mais sofisticados.

Biografia do Autor

Matheus Nunes Reis, Universidade de Brasília

Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, mestrando no Programa de Estruturas e Construção Civil na Universidade de Brasília, trabalhando principalmente nos seguinte tópicos: SAP 2000, Eberick, MCalc, ANSYS, NX Ideas, MATLAB, concreto, aço, análise, desempenho, recuperação e dinâmica. Participou em curso de reabilitação estrutural na FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Possui experiência como monitor em universidade, em análise e desenvolvimento de projetos estruturais, e na produção de laudos técnicos. Participante do grupo de pesquisa "Estruturas e Construção Civil". Ministra aulas particulares e cursos extracurriculares de extensão.

Patricia Cristina Cunha Nunes, UniProjeção

Doutora Sc. em Estruturas e em Construção Civil pelo Programa de Pós Graduação em Estruturas e Construção Civil (PECC) da Universidade de Brasília. Mestre em Estruturas e em Construção Civil no mesmo Programa (PECC, UnB). Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de Brasília. Áreas de atuação: Ensino e pesquisa em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, com experiência nas disciplinas de Projeto de Arquitetura, Projeto de arquitetura - Técnicas Retrospectivas, Projeto de Urbanismo, História da Arte e da Arquitetura, Estruturas especiais, Desenho técnico, Desenho Arquitetônico, Materiais de Construção, Sistemas estruturais, Mecânica dos Sólidos, Patologia das Construções, Teoria das Estruturas, Segurança do Trabalho. Engenharia estrutural. Aerodinâmica. Pós doutoramento iniciado na área de arranha-céus e seu impacto nas cidades, além de efeitos aerodinâmicos. Interesse em comportamento estrutural aliado às suas implicações no Projeto de Arquitetura; Patrimônio Arquitetônico e retrofit; Sistemas estruturais na Arquitetura; Patologia estrutural e das construções; História da Construção (Engenharia e Arquitetura); História da Arte e da Arquitetura; Desenhos de representação de projeto de Arquitetura; Meio ambiente e ações antrópicas; Gestão de resíduos da construção civil. Atuação na Eficiência Energética em Edificações: participação de grupo de pesquisa ligado ao Cnpq do primeiro edifício etiquetado do Brasil.

José Luis Vital de Brito, Universidade de Brasília

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista, antiga Fundação Educacional de Bauru, (1974), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor associado da Universidade de Brasília, em dedicação exclusiva. Atua na área de engenharia civil, com ênfase em estruturas. Atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica das estruturas, aerodinâmica, efeito do vento em estruturas, controle de vibrações, e instabilidade dinâmica. Tem atividades de ensino na graduação e pós-graduação, orientando alunos de projeto final, iniciação científica, mestrado e doutorado. Tem sido coordenador/participante de projetos de pesquisa com financiamento (Finatec, CNPq), bem como de redes de pesquisa (Capes). Apresenta produção continuada de artigos em periódicos indexados e em congressos. É revisor de artigos de periódicos nacionais e internacionais. Como atividade administrativa mais relevante, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil da UnB nos biênios 2005-2006 e 2009-2010.

Downloads

Publicado

2020-01-20

Edição

Seção

Dossiê Temático: Conexões: Tecnologia na Engenharia e Construção