Descoberta de conhecimento em base de dados organizacionais: Estudo de caso loja de venda de eletrônicos

Autores

Palavras-chave:

Business Intelligence, análise de dados, SQL server, Integration Services, Power Bi

Resumo

Estar à frente no mercado é um dos desafios da maioria das empresas, mas poucas conhecem que os insumos necessários para alcançar esse objetivo circulam diariamente em seu âmbito. Com as técnicas e ferramentas de Business Intelligence corretamente aplicadas sobre os dados da empresa é possível identificar os requisitos necessários para oferecer serviços/produtos de qualidade tornando-se uma referência no mercado. O projeto de Business Intelligence consiste em coletar os dados, tratar, armazenar e analisar, dando assim, aos gestores, suporte a tomada de decisão. O presente artigo visa demonstrar as principais técnicas para estruturação de um projeto de BI, as principais ferramentas e suas aplicações colocando em prática todos os conceitos extraídos de livros e artigos abordados nesta pesquisa.  Além disso, estimar o custo para implementação do projeto.

Biografia do Autor

Vanessa Coelho Ribeiro, Uniprojeção

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Brasília e mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília. Atualmente é coordenadora no Centro Universitário Projeção. Tem experiência na área de Ciência da Informação como pesquisadora, com ênfase em projetos de Inclusão digital , gestão da informação, gestão do conhecimento e engenharia de software.

Renato José da silva Camões, Uniprojeção

Graduado em Ciências da Computação, Especialista em projetos de rede e telecomunicações, mestre em Gestão do Conhecimento e Teconologia da Informação, 23 anos de experiência em redes de computadores pelas empresas NT System, Global Village Telecom, Exército Brasileiro. Professor de Graduação da Escola Técnica da UNIPROJEÇÃO.

Downloads

Publicado

2019-08-19