https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/issue/feed PROJEÇÃO E DOCÊNCIA 2022-08-09T15:00:45-03:00 Profa. Francisca Carla Santos Ferrer [email protected] Open Journal Systems <p><strong>MISSÃO</strong></p><p><em>Instigar a divulgação das práticas docentes por meio de textos científicos nas diferentes áreas do conhecimento. Promover a investigação científica acerca da atuação docente nos vários níveis de escolaridade, tendo como prioridade a publicação de pesquisas científicas de pesquisadores da educação superior.</em></p> https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1845 UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA EM PROL DA DIMINUIÇÃO DOS CASOS DE EVASÃO ESCOLAR RELACIONADOS AO DESINTERESSE ACADÊMICO 2022-08-09T15:00:44-03:00 Rômulo José do Couto [email protected] Tendo em vista o problema da evasão escolar que tem assolado as escolas brasileiras, pesquisa-se sobre a utilização da gamificação enquanto metodologia ativa em prol da diminuição dos casos de evasão escolar que estejam relacionados ao desinteresse acadêmico, a fim de verificar o potencial de tal metodologia frente a estes casos. Para tanto, é necessário analisar a relevância da gamificação enquanto ferramenta mediadora; debater seu potencial motivador no processo de ensino aprendizagem e por fim, avaliar seu possível desempenho no que diz respeito aos casos de evasão escolar. Utiliza-se, para tanto, de revisão de literatura para a devida fundamentação da pesquisa em questão. Diante disso, verifica-se que a gamificação mostra-se uma grande aliada no que tange a diminuição dos casos de evasão escolar que estejam relacionados ao desinteresse acadêmico, tendo em vista seu potencial motivacional, bem como sua aplicabilidade em parceria das variadas tecnologias da informação e comunicação. 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1882 ENSINO REMOTO E TECNOLOGIA: FORMAS DE USO DA PLATAFORMA TEAMS POR ESTUDANDES DO ENSINO SUPERIOR NO DISTRITO FEDERAL 2022-08-09T15:00:44-03:00 Mauro Forlan Duarte Campos [email protected] Karina Ataíde Campos [email protected] <p>O presente artigo tem por objetivo analisar as formas de uso da ferramenta Microsoft Teams por parte de estudantes de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal, num contexto de pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11/03/2020. Para isso, um questionário com cinco perguntas foi aplicado a treze estudantes do curso superior de bacharel em Administração, por meio da ferramenta Google Forms. Os resultados foram analisados, e apontam que os estudantes acompanham as aulas remotas predominantemente por meio de celular. Além disso, os estudantes preferem interagir na aula por meio da ferramenta de mensagens instantâneas (chat). Os resultados são animadores quanto ao rendimento dos estudantes no ensino remoto imposto pela pandemia do Covid-19. Ao final, sugere-se a adoção de algumas estratégias, a partir dos resultados obtidos, para aprimoramento do ensino remoto.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Educação superior, ensino remoto, pandemia, Microsoft Teams, interação.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1906 O lugar da mulher em Helena e Penélope: uma investigação a partir de Homero 2022-08-09T15:00:44-03:00 Ariadne Borges Coelho [email protected] Gabriel Fernandes do Nascimento Almeida [email protected] <p>Atualmente, os estudos de gênero alcançaram textos e personagens da Grécia Antiga, ressignificando interpretações. E duas personagens se destacam: Helena e Penélope. Marcadas por estigmas, essas duas mulheres têm tido suas histórias lidas de forma errônea por bastante tempo. Utilizando da Abordagem Extrínseca Sociológica, e partindo das obras homéricas, pretende-se com este artigo aproximar as duas rainhas gregas, mostrando sua profundidade e complexidade enquanto mulheres. Conclui-se então que mesmo que colocadas em diferentes lados pela tradição oral, ambas lutaram e correram atrás pelo que lhes era mais caro, usando as armas que possuíam.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1910 O livro da Geografia e o ensino da Geografia Urbana: Uma análise a partir da Escola Classe 25 Ceilândia – DF 2022-08-09T15:00:44-03:00 Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] Thiago Henrique Lemos Rodrigues [email protected] <p>Esse artigo tem como objetivo analisar o ensino da Geografia Urbana nas escolas públicas do Distrito Federal, a partir do livro didático Convergências Geografia, utilizado para o ensino fundamental II da rede pública do Distrito Federal, sendo uma obra desenvolvida pela editora Edições SM e da autora Valquíria Pires Garcia, tendo os documentos legais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, O Parâmetro Curricular Nacional (1998) e a Base Nacional Comum Curricular como base para a análise do ensino da Geografia e como o mesmo tem se materializado nos livros didáticos. A escolha do livro didático para a análise da forma como a Geografia Urbana tem sido abordada, ocorreu pelo fato deste ser um dos principais recursos didáticos da atualidade, o seu uso é considerado um suporte de grande importância para as aulas de Geografia, entretanto, não deve ser a única fonte de informação, fazendo necessário que o professor busque outros recursos ou materiais didáticos para subsidiar a produção do conhecimento.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1907 O ensino da História através da Literatura 2022-08-09T15:00:45-03:00 Ariadne Borges Coelho [email protected] Luancristhya Fernandes do Nascimento Almeida [email protected] <p>Este ensaio tem como temática a utilização de romances para o ensino do conteúdo programático do componente curricular de História, utilizando a obra literária A Revolução dos Bichos, a partir da análise da Revolução Russa e do Stalinismo. Desse modo, o objetivo geral apresenta-se como investigar a possibilidade do uso da literatura no ensino de História. Para a realização do estudo, metodologicamente foi feito uma pesquisa básica de abordagem qualitativa, e como procedimento para coleta de dados o levantamento bibliográfico. Conclui-se que ao fazer uso de textos literários para ensinar história, o aprendizado pode ser favorecido porque traz um maior conhecimento para a vida social e para a construção da cidadania e da democracia.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1940 A Equoterapia como Ferramenta Pedagógica no Processo de Ensino e Aprendizagem da Criança com Síndrome de Down 2022-08-09T15:00:45-03:00 Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] Thayane Chaves da Silva [email protected] Jonathan Rosa Moreira [email protected] <p>A equoterapia é uma modalidade terapêutica interdisciplinar com uma abordagem que proporciona ganhos físicos e motores, assim desenvolvendo o praticante de uma forma global, o cavalo que para alguns é apenas um animal para outros é visto como uma possibilidade de tratamento. Sendo assim, a equoterapia conciliada com a escola e com a família contribui efetivamente no desenvolvimento da criança com síndrome de Down, tendo uma melhora significativa nos aspectos físicos. Este artigo tem como objetivo identificar a Equoterapia como ferramenta pedagógica no processo de ensino e aprendizagem de crianças com síndrome de Down, levantando quais os benefícios alcançados pela criança através da equoterapia na parte cognitiva e motora. Foram realizadas as pesquisas com colaborados da equoterapia do Regimento Policial Montado no Riacho Fundo I (RPMON). Os resultados obtidos através dos questionários foram importantes para identificar como a equoterapia auxilia no processo de ensino e aprendizagem de crianças com síndrome de Down.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1952 Desafios encontrados pelos gestores na efetivação da escola pública democrática 2022-08-09T15:00:45-03:00 Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] Nágela Figueiredo Pinto [email protected] Jonathan Rosa Moreira [email protected] <p class="Standard"><span>Este artigo tem o objetivo investigar os desafios encontrados pelos gestores na efetivação da escola pública democrática, a partir da análise do que é gestão democrática, as atribuições de um gestor democrático, a legislação acerca desse modelo de gestão e os desafios que os gestores encontram para que a democracia seja efetive na escola pública. Como procedimento metodológico para a investigação de tais desafios, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, também foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública, onde está estabelecida a gestão democrática, utilizando o questionário como instrumento de pesquisa para coleta de dados. Desta maneira, foi possível concluir que investigar os desafios que cercam a gestão democrática tem relevância no cenário da escola pública, pois esta depende de uma gestão que esteja ligada ao bem comum e com toda a comunidade escolar para a construção do desenvolvimento pleno da sua estrutura onde todos possam ser integrados e colaborem para um modelo de gestão que não faça distinção entre as pessoas e os papéis desenvolvidos por elas no que diz respeito à participação nas políticas da escola e em todos os seus aspectos.</span></p> 2022-08-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1953 Expediente 2022-08-09T15:00:44-03:00 Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] Expediente 2022-08-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA https://revista.projecao.br/index.php/Projecao3/article/view/1954 Editorial 2022-08-09T15:00:44-03:00 Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] Editorial 2022-08-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 PROJEÇÃO E DOCÊNCIA