O ensino da Geografia Urbana nas escolas públicas do DF: Uma análise a partir do livro didático

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção

Palavras-chave:

Geografia, Ensino, Livro Didático

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o ensino da Geografia Urbana nas escolas públicas do Distrito Federal, a partir do livro didático utilizado nas escolas, neste caso o livro “Para Viver Juntos”, com foco no ensino fundamental II, uma publicação desenvolvida pela editora Edições SM, que tem como autores: Marlon Clovis Medeiros (Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo) e Fernando dos Santos Sampaio (Pós Doutor pela Universitat Autónoma de Barcelona). O estudo parte de uma leitura da estruturação da Geografia enquanto ciência, suas transformações didáticas pedagógicas e o papel que assume na compreensão da relação do homem com o meio. A escolha do livro didático para a análise da forma como a Geografia Urbana tem sido abordada, ocorreu pelo fato deste ser um dos principais recursos didáticos da atualidade. Na busca de responder ao questionamento proposto, o artigo está estruturado em quatro partes, perpassando pelo papel do livro didático no ensino da Geografia, uma abordagem da Geografia Urbana a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), sua materialização nos livros didáticos, com foco no utilizado nas escolas públicas do DF e a análise da forma como a Geografia Urbana tem sido trabalhada.

Biografia do Autor

Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2017-12-21