Indisciplina no cotidiano escolar

Autores

Palavras-chave:

Disciplina, Indisciplina, Regras, Autoritarismo, Ambiente escolar

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção e a maneira como os professores encaram a indisciplina a partir do conceito que possuem. Assim, para a efetivação do trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo, entrevistando cinco profissionais da que atuam com o Ensino infantil e Fundamental I em uma escola privada do Distrito Federal. Constou-se que a maioria dos entrevistados entende a disciplina como regras estabelecidas e relacionadas a ações comportamentais, apenas um, compreende como uma ferramenta para atingir objetivos e outro entrevistado citou que leva em conta a subordinação do aluno em relação ao professor, mas sem autoritarismo e subordinação, mas de ajuda ao educando para estabelecer limites. Apontamos medidas possíveis diante de casos de indisciplina procurando melhorar o ambiente escolar, proporcionando um ambiente aconchegante e estimulador para os educandos.PALAVRAS CHAVES: Disciplina. Indisciplina. Regras. Autoritarismo. Ambiente escolar.

Biografia do Autor

karem kolarik, Centro Universitário Projeção

Possui graduação em Licenciatura em História pelo Instituto IES de Brasília (2012) e graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar pelo InstitutoCientífico de Ensino Superior e Pesquisa (2004). Atualmente é docente da Faculdade Projeção - Brasília, docente da Faculdade Projeção do Guará e de Taguatinga.

Downloads

Publicado

2017-08-27

Edição

Seção

Artigo Original