Transporte e centralidade urbana: o caso de Samambaia
Palavras-chave:
Transporte, Centralidade, Samambaia.Resumo
O presente artigo exibe as decorrências de um estudo que envolve uma temática que relaciona espaço, centralidade e transporte público. A partir das reflexões sobre as modificações que podem ocorrer no espaço urbano, o presente trabalho procura abordar a relação entre transporte público e centralidade urbana a partir da Região Administrativa de Samambaia (RA XII), no Distrito Federal. Procura-se considerar que a formação de novos centros urbanos e o modo como funciona o sistema de transportes de determinada cidade, podem, de alguma maneira, submeter ao espaço grandes mudanças. Então, parte-se do pressuposto de que o planejamento de transportes afeta Samambaia como subcentro regional e essa subcentralidade recebe influência do planejamento de transportes local. Este trabalho teve como objetivo analisar o papel do transporte público na centralidade de Samambaia. Para verificar isso, houve uma análise destacando a influência da RA de Samambaia como um subcentro regional, identificando as características do planejamento de transportes nessa RA, e dessa maneira, buscando associar esses dois fatores no intuito de demonstrar a mobilidade no espaço urbano no DF. Houve também a elaboração de figuras, com dados retirados do Geoportal da SEGETH e do IBGE, para verificar o crescimento da população – elemento importante para a formação de novos centros urbanos – que ocorre em toda a região, mas que possui certa concentração nos arredores do Metrô da RA de Samambaia. Como resultado, nota-se que Samambaia se consolida como um polo da subcentralidade urbana no DF por meio do aumento populacional e da presença do Metrô na região.Downloads
Publicado
2017-08-27
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.