Práticas de coaching como ação inovadora para potencializar o aprendizado

Autores

  • Andreza Regina Lopes da SILVA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Andreia de Bem Machado Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Coaching, Coach, Professor, Ensino, Aprendizagem.

Resumo

A inovação faz parte da sociedade contemporânea e exige novas práticas culturais, econômicas e sociais. Neste contexto é necessário a inserção de novos artefatos e práticas  no fazer pedagógico, para potencializar o ensinar e o aprender. O desenvolvimento de novas ações que promovam um aprendizado significativo aos estudantes oriundos desse mundo imerso em tecnologias da informação e comunicação digital são essenciais na sociedade atual, uma sociedade baseada no conhecimento. O coaching surge como um processo com práticas inovadoras colocando o sujeito apreendente como interlocutor de seu próprio aprendizado. O processo de coaching proporciona práticas que são atreladas ao desenvolvimento de competência, que tem como palavra de ordem ação para resultados. Essas ações permite que o estudante desenvolva confiança e autoestima para escrever uma jornada acadêmica significativa a ponto de deixar um legado para a ciência. A partir deste olhar, o objetivo nesse artigo é mapear práticas do profissional de coach como ação inovadora para potencializar o aprendizado. Para tanto realizou-se uma busca sistemática na literatura a partir da base de dados Scopus como método de análise utilizou-se a bibliometria que permitiu mapear de modo estatístico matemático o cenário da pesquisa que intersecta a discussão do professor-coach. Como resultado, identificou-se que a pesquisa emerge no campo das Ciências Sociais e intersecta as discussões nas áreas da Saúde, de Ciência da Computação, Engenharias e Artes e Humanidades o que permite afirmar que um professor-coach estimula o aprendizado atuando como facilitador e acelerador do processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências.

Biografia do Autor

Andreza Regina Lopes da SILVA, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora e Mestra no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduanda em Pedagogia pela UniCesumar. Especialista em Educação a Distância e em Auditoria Empresarial. Graduada em Administração. Coach e Mentora de Acadêmico,s formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância (EaD), aprendizagem e desenvolvimento de competências. Das diferentes atividades desenvolvidas destaca-se uma atuação por resultado, como: coach e mentora acadêmica, capacitação de equipe, designer educacional master, coordenadora de projeto. Como consultora atuou com projetos de segmento público e privado em diferentes parcerias, como: UFSC (em projetos - UAB, UnaSUS, Aluno Integrado, Rede e-Tec Brasil, e-Nova); CEDERJ; Cerfead/IFSC (projetos UAB, PRF, Proforbas); IMAP e Delinea Tecnologia Educacional. Experiência também como pesquisadora, professora formadora, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos e projetos. Autora de livros e artigos científicos. Desenvolvedora e Facilitadora do Programa de Coach e Mentoria "Acadêmico em Ação".

Andreia de Bem Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Alfabetização na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Graduada em Pedagogia na Faculdade de Educação (FAED) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Experiência na área de Educação há mais de 20 anos e com ênfase em Educação a Distância (EaD) desde de 2004. Atua também como professora formadora, palestrante, docente no ensino superior, professora orientadora e avaliadora de artigos científicos. 

Downloads

Publicado

2017-12-16