Políticas públicas para a educação inclusiva: quando o legal não é especial!

Autores

  • Karem Kolarik Kolarik Kolarik Centro Universitário Projeção
  • Helio Fabeliano Lobato Cunha Centro Universitário Projeção http://orcid.org/0000-0002-7167-0955
  • Orlando Cassaro Vilela Gomes Vilela Gomes Polícia Militar do Distrito Federal

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Especial, Neoliberalismo, Educação Básica, . Integração.

Resumo

O presente artigo tratou de identificar e analisar as Políticas Públicas destinadas a Educação Inclusiva. Para tanto, utilizou-se à pesquisa exploratória para coletar as informações junto aos legisladores. Os documentos identificados como inclusivos são: os Pareceres do CNE/CEB n° 17/2001 e n° 4/2002, a Declaração de Salamanca, a Resolução do CNE/CEB nº 2/2002, e os Parâmetros Curriculares Nacionais: Adaptações Curriculares-Estratégias para os alunos com deficiência. Para tanto, utilizou a pesquisa qualitativa e exploratória para obter informações sobre o assunto estudado, a fim de facilitar a delimitação do tema da pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhida a abordagem qualitativa que abordou o problema da pesquisa com análise das categorias analíticas do método. Os resultados apontaram três fatores importantes: confusão teórica entre os modelos de integração para educação especial, preconceito na escola em relação às pessoas com necessidades especiais e a contraposição entre a estrutura da Educação Básica e o da Educação Especial.

Biografia do Autor

Helio Fabeliano Lobato Cunha, Centro Universitário Projeção

Licenciado em Pedagogia, habilitação em Orientação Educacional e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. É professor do magistério superior no qual leciona disciplinas para o bacharelado e a licenciatura. Desenvolve pesquisas em núcleos de pesquisa com as seguintes temáticas: Educação e Família, Educação Superior e EaD e Processos Administrativos, Qualidade de Vida no Trabalho. É programador e desenvolve trabalhos como Analista de Requisitos para Sistemas Educacionais e Analista de Requisitos de Sistemas. Na licenciatura desenvolve atividades docentes nos seguintes cursos e disciplinas: Pedagogia - Filosofia da Educação, Fundamentos e Metodologia em Ciências Naturais, Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Educação e Diversidade, Educação Inclusiva, Didática, Educação-Ética e Cidadania, Prática Pedagógica, Orientação Educacional, Medidas Educacionais, Orientação Acadêmica Integral e Orientação Vocacional e Profissional. Educação Física - Organização do Trabalho Pedagógico e Organização da Educação Brasileira. História - Sociologia da Educação, Estágio Supervisionado, Filosofia da Educação. Matemática - Trabalho de Conclusão de Curso. Geografia - Estágio Supervisionado. Ciências Biológicas Organização da Educação Brasileira. No bacharelado desenvolve atividades docentes nos seguintes cursos e disciplinas: Secretariado Executivo - Métodos e Técnicas de Pesquisa, Estágio Supervisionado, Evolução das Ideias Sociais, Método Científico e Normas de Pesquisa, Seminários Avançados, Trabalho de Conclusão de Curso, Informática Aplicada a Ação Secretarial, Gestão da Informação e do Conhecimento, Secretariado, Trabalho de Conclusão de Curso e Mercado de Trabalho. Administração Método Científico e Normas de Pesquisa, Métodos e Técnica de Pesquisa, Introdução à Informática, Filosofia e Ética Aplicada a Administração, Organização, Sistemas e Métodos, Psicologia Organizacional, Estágio Supervisionado e Logística Empresarial. Sistemas de Informação Métodos e Técnicas em Pesquisa, Laboratório de Informática, Metodologia Científica, Sistemas de Informações Gerenciais, Estágio Supervisionado. Publicidade e Propaganda - Métodos e Técnicas de Pesquisa, Introdução à Administração e Filosofia e Ética. Ciências Contábeis Introdução à Informática, Método Científico e Normas de Pesquisa e Evolução das Ideias Sociais. Jornalismo Métodos e Técnicas de Pesquisa e Filosofia e Ética. Direito - Filosofia Geral. Turismo Introdução à Informática. Executa processos pedagógicos com a EaD, sendo tutor e conteudista de instituições de educação superior.

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Publicado

2017-12-19