O ensino-aprendizagem em atividade artesanal: o ofício da ourivesaria

Autores

  • Ingrid Lilian Fuhr Centro Universitário de Brasilia/UniCEUB
  • Elizabeth Tunes Centro Universitário de Brasília. Brasilia/DF.
  • Felipe Ferreira Centro Universitário de Brasilia

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Atividade artesã, Ourivesaria, Autonomia, Ação criativa

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa que visou estudar modos de ensino-aprendizagem não escolarizados, em atividade artesanal, mais especificamente a atividade do ourives, que existe há mais de 5.000 anos. O processo de ensino-aprendizagem se dá com a participação ativa do mestre na instrução. Os mestres são como guardiões da tradição de um ofício, responsáveis pela transmissão de geração em geração dos conhecimentos concretos e práticos da ourivesaria. O ofício por não ser escolarizado, a relação estabelecida entre o aprender e o ensinar na ourivesaria se dá sob outra lógica, ela não segue formalidades, regras e pré-requisitos instituídos previamente como acontece em instituições escolares. O foco do processo ensino-aprendizagem está no aprendiz em atividade. A aquisição de conhecimento é por meio da prática, em que o pensar e o fazer não estão desvinculados. Para conhecer a atividade da ourivesaria, foram entrevistados três mestres ourives de Brasília/DF. Foram dez dias de convivência nas respectivas oficinas, acompanhando e observando o trabalho diário com os aprendizes.  Por meio da convivência com os mestres ourives e seus aprendizes, foi possível constatar a atitude de abertura ao diálogo, de respeito ao tempo de aprendizagem individual, em que as características pessoais são levadas em consideração durante todo processo de ensino aprendizagem. Um dos pontos destacado nas falas dos ourives é que o aprendiz necessita estar genuinamente interessado pelo ofício para aprendê-lo. A sabedoria é utilizar a razão para orientar a ação, promovendo a autonomia e a ação criativa. 

Biografia do Autor

Ingrid Lilian Fuhr, Centro Universitário de Brasilia/UniCEUB

Doutora em Educação, professora de Graduação e Mestrado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília. Sua atividade de pesquisa envolve os temas: desenvolvimento humano, atividades cotidianas, conhecimento científico e escolar e modos diversos de operar o pensamento conceitual, desenvolvimento atípico e deficiência, medicalização, práticas sociais e processos de escolarização. 

Elizabeth Tunes, Centro Universitário de Brasília. Brasilia/DF.

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora associada da Universidade de Brasília e professora de graduação e mestrado do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília. Brasilia/DF.

Felipe Ferreira, Centro Universitário de Brasilia

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília. Brasilia/DF

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Publicado

2017-08-27

Edição

Seção

Artigo Original