EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EVASÃO ESCOLAR: ANÁLISE DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO DIS-TRITO FEDERAL

Autores

  • Mariana Camargo Rocha Faculdades Projeção

Palavras-chave:

Evasão escolar, Educação a distância, Educação superior, Coordenação de curso.

Resumo

Resumo: Há muitos anos, o coordenador de curso deixou de ser o profissional responsável apenas pelos cuidados pedagógicos do curso. Este profissional assume papel de destaque nos processos acadêmicos e, assim, atribui-se-lhe a responsabilidade de evitar, dentre outros fenômenos, a evasão escolar - a qual está presente em todas as modalidades de ensino, mas ainda é predominante na educação a distância. O objetivo deste estudo é, então, verificar como este agente pode contribuir para a redução da evasão escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, com enfoque descritivo, realizado em uma instituição de educação superior da Região Administrativa de Ceilândia/Distrito Federal/Brasil. Constatou-se que mais de 80% dos estudantes em situação de evasão escolar estiveram afastados das atividades acadêmicas por mais de 5 anos. Por outro lado, 30% dos entrevistados atribuíram dificuldade de acesso ao Sistema EAD.

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Publicado

2016-12-16

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Artigo Original