Ensaio sobre Aproximações entre Skinner e Vigotski no campo da Aprendizagem

Autores

  • Mauro Forlan Duarte Campos Centro Universitário Projeção
  • Fábio Soares Andrade Centro Universitário Projeção
  • Héber Martins Machado Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Histórico-cultural, comportamento, aproximação, aprendizagem, vanguarda, professor.

Resumo

As diferenças significativas existentes entre a perspectiva histórico-cultural, de Vigotski, e os estudos sobre o comportamento, de Skinner, colocam esses autores em posições antagônicas. A despeito disso, verifica-se que há vários pontos, nos planos pessoal e teórico, em que Skinner e Vigotski se aproximam. Particularmente no campo da aprendizagem, os autores compartilham algumas visões, notadamente quanto aos pressupostos, objetivos, métodos, críticas e quanto à importância que dão ao papel do professor, que, mais do que os aproximarem, caracterizam-nos como autores de vanguarda da psicologia e da educação.

Biografia do Autor

Mauro Forlan Duarte Campos, Centro Universitário Projeção

Professor do UniProjeção. Licenciado em Matemática. Especialista em Estatística. Mestrando em Psicologia.

Fábio Soares Andrade, Centro Universitário Projeção

PRofessor do UniProjeção. Mestre em Administração pela Universidade de Brasília - UnB

Héber Martins Machado, Centro Universitário Projeção

Professor do UniProjeção.

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigo Original