A importância da relação cidade-campo no ensino de geografia na educação básica
Palavras-chave:
ensino de geografia, relação cidade-campo, rural, urbanoResumo
As recentes transformações na dinâmica territorial brasileira levaram à reformulação da relação cidade-campo a partir de um amplo processo de modernização que induziu fenômenos como uma acelerada urbanização, a modernização agrícola e o êxodo rural. Considerando esse processo, o presente texto se volta para a discussão da importância de compreender e abordar de modo adequado a relação cidade-campo no ensino de geografia na educação básica, tendo em vista o contexto dos alunos, onde eles vivenciam essa relação cotidianamente na prática. Isto é, a necessidade de pensar o ensino de geografia dialogando com o contexto dos alunos, um imperativo para compreender o espaço geográfico e as especificidades do meio técnico-científico-informacional. Para discutir essa temática e alcançar esse objetivo central, considerando as necessidades do diálogo entre o ensino e a pesquisa em Geografia, busca-se ainda discutir e problematizar a relação entre rural e urbano na dinâmica espacial brasileira e analisar as contribuições da construção dos conceitos para o ensino de Geografia a partir dos elementos do espaço vivido dos alunos. Os aspectos metodológicos partem da análise teórico-conceitual e empírico documental, considerando também a revisão de autores que discutem a temática em questão. Nesse sentido, o texto se divide em três seções: (I) as recentes transformações na dinâmica de uso do território brasileiro e a relação cidade-campo, (II) a relação cidade-campo no âmbito legal e na ciência geográfica e (III) a relação cidade-campo no ensino de geografia: pensar a educação a partir do contexto dos alunos.Downloads
Publicado
2016-12-16
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.