A importância da relação cidade-campo no ensino de geografia na educação básica

Autores

  • Caio Mateus de Melo Souza Centro Universitário Projeção
  • André Vieira Freitas Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

ensino de geografia, relação cidade-campo, rural, urbano

Resumo

As recentes transformações na dinâmica territorial brasileira levaram à reformulação da relação cidade-campo a partir de um amplo processo de modernização que induziu fenômenos como uma acelerada urbanização, a modernização agrícola e o êxodo rural. Considerando esse processo, o presente texto se volta para a discussão da importância de compreender e abordar de modo adequado a relação cidade-campo no ensino de geografia na educação básica, tendo em vista o contexto dos alunos, onde eles vivenciam essa relação cotidianamente na prática. Isto é, a necessidade de pensar o ensino de geografia dialogando com o contexto dos alunos, um imperativo para compreender o espaço geográfico e as especificidades do meio técnico-científico-informacional. Para discutir essa temática e alcançar esse objetivo central, considerando as necessidades do diálogo entre o ensino e a pesquisa em Geografia, busca-se ainda discutir e problematizar a relação entre rural e urbano na dinâmica espacial brasileira e analisar as contribuições da construção dos conceitos para o ensino de Geografia a partir dos elementos do espaço vivido dos alunos. Os aspectos metodológicos partem da análise teórico-conceitual e empírico documental, considerando também a revisão de autores que discutem a temática em questão. Nesse sentido, o texto se divide em três seções: (I) as recentes transformações na dinâmica de uso do território brasileiro e a relação cidade-campo, (II) a relação cidade-campo no âmbito legal e na ciência geográfica e (III) a relação cidade-campo no ensino de geografia: pensar a educação a partir do contexto dos alunos.

Biografia do Autor

Caio Mateus de Melo Souza, Centro Universitário Projeção

Graduando em Geografia pelo Centro Universitário Projeção

André Vieira Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Geógrafo pela Universidade de Brasília e Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

2016-12-16

Edição

Seção

Artigo Original