Transferência de títulos eleitorais e a utilização de serviços públicos fornecidos pelo Distrito Federal para a população da RIDE-DF

Autores

  • Bruno Barbosa Ferreira Faculdade Projeção
  • Roque João Tumolo Neto Universidade de Brasília
  • Raquel Trevizam Universidade Federal do Rio de Janeiro-Coppe/IVIG

Palavras-chave:

Distrito Federal, Fluxo pendular migratório, Infraestrutura urbana, RIDE/DF, Transferência de títulos eleitorais.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de estudo que analisou, através de revisão literária e documental, a transferência de títulos eleitorais e o fluxo pendular migratório da população residente na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF) para o Distrito Federal (DF), os quais têm por intuito a utilização de alguns serviços públicos disponibilizados pelas Regiões Administrativas que compõem área geográfica do DF. O estudo originário deste artigo explanou detidamente sobre a RIDE-DF, salientando que esta apresenta características únicas no processo de desenvolvimento econômico e gestão urbana e que mantém estreita relação com o DF. Os estudos feitos levaram à conclusão que o DF é fortemente impactado pelo processo de urbanização que ocorre na RIDE-DF, considerando a quantidade e qualidade da infraestrutura urbana nele presente, que, por sua vez, determina em grande medida o comportamento migratório e eleitoral pendular daquela população residente em seu entorno.

Biografia do Autor

Bruno Barbosa Ferreira, Faculdade Projeção

Licenciado em Geografia pela Faculdade Projeção.

Roque João Tumolo Neto, Universidade de Brasília

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), especialização em Gestão Ambiental pela UFF (2009) e Gestão Pública e Sociedade pela UFT (2012), mestrado em Desenvolvimento Sustentável na área de Políticas e Gestão da Sustentabilidade pela UnB/CDS e é doutorando em Ciências Sociais no ICS/CEPPAC/UnB na linha de pesquisa Desenvolvimento, Globalização e Regionalização nas Américas. Atuou como docente e coordenador de projetos na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 1998 a 2009, Especialista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2009 a 2013 e desde 2013 atua como Tecnologista em Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem larga experiência na área educacional e na implementação de políticas públicas em meio ambiente relacionadas ao desmatamento na Amazônia Legal e às queimadas no Cerrado, como também no acompanhamento e avaliação de projetos ambientais junto a organismos internacionais. Tem como áreas de interesse a temática do desenvolvimento, as questões geopolíticas das Américas e a preservação e conservação do meio ambiente global. Atuou como Professor Adjunto nos cursos de Engenharia e Serviço Social da Universidade Paulista e Professor convidado no curso de Especialização em Políticas Públicas e Meio Ambiente da Universidade do Estado de Goiás. Atualmente, além de exercer a função de Coordenador Adjunto na Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação,  é Professor nos cursos de Geografia e História da Faculdade Projeção.

Raquel Trevizam, Universidade Federal do Rio de Janeiro-Coppe/IVIG

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ciências pela ESALQ/USP (2001) e doutorado em Recursos Florestais pela ESALQ/USP (2005). Atuou por oito anos como Analista Gerencial em Recursos Naturais e Análise Ambiental no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM/ MD (2006 a 2013). Atualmente, realiza pós doutoramento pela COPPE/UFRJ e presta consultoria a órgãos do governo federal e organismos internacionais.

Downloads

Publicado

2016-09-24