O que define o perfil da agenda de desenvolvimento?

Autores

  • Roque João Tumolo Neto Universidade de Brasília
  • Raquel Trevizam Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Agenda, Desenvolvimento, Organização das Nações Unidas, Rio 20, Sustentabilidade.

Resumo

Este estudo de natureza teórica e conceitual tem como objetivo avaliar o que são modelos de desenvolvimento e como estes modelos permeiam o mainstream político-econômico internacional em cada momento histórico e reconformam a agenda de desenvolvimento. Na busca dessa resposta, esse estudo “passeará” de mãos dadas com a temática do desenvolvimento por algumas “avenidas e vielas” ao longo dos últimos três séculos, desembocando no paradigma contemporâneo do desenvolvimento sustentável. O texto se propõe a capturar a trilha deixada pelas mutações do próprio conceito de desenvolvimento, focando sua atenção no período que vai do pós Segunda Guerra até cerca da Rio+20, desde a implantação da Organização das Nações Unidas - ONU até o momento atual, particularmente com a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável -ODS e, a partir deles, tecer breves conjecturas sobre os anos à frente. A abordagem metodológica centrou-se em revisão de literatura sobre as características principais das ideias de desenvolvimento e dos modelos delas derivados. Como resultado do estudo foi visto que, apesar das boas intenções, a interação entre o modelo de desenvolvimento sustentável e o que se propõe definir por sustentabilidade, esta dificilmente se materializará dotada de propositividade, a não ser excepcional e provisoriamente, e enquanto esta interação não comprometer os aspectos lógicos do funcionamento do sistema produtivo capitalista que se espalha e domina todo o campo social.

Biografia do Autor

Roque João Tumolo Neto, Universidade de Brasília

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), especialização em Gestão Ambiental pela UFF (2009) e Gestão Pública e Sociedade pela UFT (2012), mestrado em Desenvolvimento Sustentável na área de Políticas e Gestão da Sustentabilidade pela UnB/CDS e é doutorando em Ciências Sociais no ICS/CEPPAC/UnB na linha de pesquisa Desenvolvimento, Globalização e Regionalização nas Américas. Atuou como docente e coordenador de projetos na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 1998 a 2009, Especialista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2009 a 2013 e exerce desde 2013 a função de Tecnologista em Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem larga experiência na área educacional e na implementação de políticas públicas em meio ambiente relacionadas ao desmatamento na Amazônia Legal, queimadas no Cerrado e no acompanhamento e avaliação de políticas e programas ambientais com organismos internacionais. Áreas de interesse em desenvolvimento, geopolítica, meio ambiente e bioeconomia. Atuou como Professor Adjunto nos cursos de Engenharia e Serviço Social da Universidade Paulista, Professor convidado no curso de Especialização em Políticas Públicas e Meio Ambiente da UEG e atualmente é Professor no curso de Geografia da Faculdade Projeção.

Raquel Trevizam, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Possui graduação em CiênciasBiológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ciências pela ESALQ/USP (2001) e doutorado em Recursos Florestais pela ESALQ/USP (2005). Atuou por 8 anos como analista gerencial em recursos naturais e análise ambiental no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM/ MD (2006 a 2013). Atualmente, realiza pós doutoramento pela COPPE/UFRJ e presta consultoria a órgãos do governo federal e organismos internacionais.

Downloads

Publicado

2016-09-24