Urbanização sem planejamento e a formação de ilha de calor em Taguatinga Centro, DF

Autores

  • Jairo Frutuoso Junior Faculdade Projeção
  • Roque João Tumolo Neto Universidade de Brasília
  • Raquel Trevizam Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Antrópico, Clima, Ilha de calor, Transformação, Urbanização.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de estudo que analisou, através de revisão literária, análise documental e processamento digital de imagens de satélite, de que forma a urbanização sem planejamento impactou no clima urbano do Centro da Região Administrativa (RA) de Taguatinga-DF. No estudo em questão levou-se em consideração a forma como se deu a ocupação do solo na Região Administrativa de Taguatinga e a migração pendular resultante da população residente nesta área periférica do Distrito Federal para a área central do território, consubstanciada no Plano Piloto, acarretando no adensamento do trânsito de veículos  naquela RA e em uma grande transformação de sua paisagem pelas adaptações necessárias à construção da malha asfáltica, inclusive com a retirada da vegetação, culminando na impermeabilização do solo. Todas estas interferências humanas contribuíram para a formação de um fenômeno típico das áreas urbanas: a ilha de calor. No estudo que embasou este artigo utilizou-se de imageamento satelitário ao se buscar os locais na RA de Taguatinga onde poderia se localizar tal fenômeno climático, na expectativa, a partir das hipóteses levantadas, de vê-lo ou não manifesto em sua área central.

Biografia do Autor

Jairo Frutuoso Junior, Faculdade Projeção

Licenciado em Geografia pela Faculdade Projeção.

Roque João Tumolo Neto, Universidade de Brasília

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), especialização em Gestão Ambiental pela UFF (2009) e Gestão Pública e Sociedade pela UFT (2012), mestrado em Desenvolvimento Sustentável na área de Políticas e Gestão da Sustentabilidade pela UnB/CDS e é doutorando em Ciências Sociais no ICS/CEPPAC/UnB na linha de pesquisa Desenvolvimento, Globalização e Regionalização nas Américas. Atuou como docente e coordenador de projetos na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro de 1998 a 2009, Especialista Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de 2009 a 2013 e exerce desde 2013 a função de Tecnologista em Ciência e Tecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Tem larga experiência na área educacional e na implementação de políticas públicas em meio ambiente relacionadas ao desmatamento na Amazônia Legal, queimadas no Cerrado e no acompanhamento e avaliação de políticas e programas ambientais com organismos internacionais. Áreas de interesse em desenvolvimento, geopolítica, meio ambiente e bioeconomia. Atuou como Professor Adjunto nos cursos de Engenharia e Serviço Social da Universidade Paulista, Professor convidado no curso de Especialização em Políticas Públicas e Meio Ambiente da UEG e atualmente é Professor no curso de Geografia da Faculdade Projeção.

Raquel Trevizam, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em CiênciasBiológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Ciências pela ESALQ/USP (2001) e doutorado em Recursos Florestais pela ESALQ/USP (2005). Atuou por oito anos como analista gerencial em recursos naturais e análise ambiental no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM/ MD (2006 a 2013). Atualmente, realiza pós doutoramento pela COPPE/UFRJ e presta consultoria a órgãos do governo federal e organismos internacionais

Downloads

Publicado

2016-09-24