Avaliação da Aprendizagem Matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do Ensino Fundamental anos finais
Palavras-chave:
Perspectivas, Avaliação formativa, Critérios Avaliativos. Instrumentos avaliativos, Matemática.Resumo
A presente pesquisa tem como tema a avaliação da aprendizagem matemática na perspectiva dos processos avaliativos utilizados por professores do ensino fundamental anos finais, em que o uso de critérios e instrumentos avaliativos são focos da presente investigação. Buscou-se ainda, compreender como a escolha de procedimentos/instrumentos de avaliação influencia na formação do aluno. Foram utilizados conceitos de diferentes teóricos para a fundamentação teórica e análise de dados tais como: Hoffmann (1991), Luckesi (1995), Villas Boas (2008), Albuquerque (2012), Vasconcellos (1999). Tendo como princípio norteador a avaliação formativa, tipo de avaliação que ocorre durante o processo de ensino aprendizagem e que tem por objetivo fornecer informações sobre o desenvolvimento dos alunos, a fim de identificarem falhas no processo, para, então sugerir o melhor procedimento, o que ajudará na superação das dificuldades, primando pela aprendizagem. Participaram da pesquisa três professores da rede pública de ensino do Distrito Federal que atuam nos anos finais do ensino fundamental. Para a coleta de informações utilizou-se o questionário como instrumento de investigação. A partir das respostas apresentadas pelos docentes, percebeu-se confusão quanto ao significado de avaliação, de critérios e de instrumentos avaliativos o que torna possível dizer que faz-se necessário ações que contribuam para a mudança de percepção e de postura dos professores diante de suas práticas avaliativas.Downloads
Publicado
2015-12-18
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