O currículo e suas implicações para a construção da cidadania
Palavras-chave:
cidadania, currículo, teorias curriculares, prática, educação matemática.Resumo
Este trabalho busca analisar a formação para a cidadania em três momentos. Em um primeiro momento a relaciona com as teorias curriculares tradicionais e críticas, observando como cada teoria se articula com um conceito diferente de cidadão. Em um segundo momento aponta algumas das considerações sobre currículo feitas por Torres Santomé (1998) e Ubiratan D’Ambrósio (2009) para a formação cidadã que é almejada pelas teorias críticas de Educação. Por último, faz uma breve análise de um currículo em desenvolvimento na prática. Trata-se de projeto desenvolvido nos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal: como foi desenvolvido e como poderia ser ampliado para contribuir com a construção de valores, atitudes e conhecimentos inerentes ao exercício da cidadania crítica. Como resultado, foi possível perceber que o currículo ainda aparece de forma fragmentada e determinado pelo livro didático.Downloads
Publicado
2015-12-18
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