AS RELAÇÕES ENTRE GÊNERO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Wendel Souza Santos Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. Departamento de Ciências da Educação.

Palavras-chave:

Gênero, Corpo, Docência infantil, Professores.

Resumo

Este artigo teve como objetivo analisar como se desenvolve as relações de gênero na educação infantil, principalmente no que se refere à atuação masculina. Para tanto, foi realizada pesquisa qualitativa de cunho bibliográfica. Utilizamos como coleta de dados notícias sobre a participação masculina na educação infantil por meio de mídias eletrônicas. Percebemos que a profissão é predominantemente feminina, o que gera discriminação entre homens que atuam nessa profissão. Portanto é preciso (des)naturalizar e (des)construir as relações de gênero que acabam por gerar dicotomias, diferenças e discriminação entre professores homens que atuam nessa modalidade de ensino.

Biografia do Autor

Wendel Souza Santos, Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. Departamento de Ciências da Educação.

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC. Departamento de Ciências da Educação.

Downloads

Publicado

2015-12-18