O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO DISTRITO FEDERAL: REFLEXÕES HISTÓRICAS

Autores

  • Ruan Diego Sande da Silva Faculdades Projeção
  • Francisco Thiago Silva

Palavras-chave:

História e cultura afro-brasileira, África, Ensino.

Resumo

Resumo: Durante três séculos o negro africano foi tido como mercadoria de comércio e principal mão-de-obra escrava dos colonizadores, isto contribuiu sobremaneira para marginalizar a participação negra em bens básicos, como a educação. Esta pesquisa analisa a situação do ensino de África e cultura afro-brasileira na disciplina de história da rede pública de ensino do Distrito Federal. Embora atualmente a questão racial venha sendo tratada de forma mais aguda e haja melhorias e incentivos como a lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e privadas, ainda não conseguimos vencer a discriminação (SILVA, 2013). Os autores de referência (OLIVA, 2003; 2010; MUNANGA, 2005; GOMES, 2010; SILVA, 2011; 2012; FERNANDES 2005), e a entrevista semi-estruturada apontaram que a questão étnico-racial precisa ocupar um lugar especial na agenda das políticas. Se a intenção for a constituição de uma sociedade livre das marcas da escravidão negra como o racismo e a discriminação racial. 

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Publicado

2015-06-06