CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Dislexia, Psicologia escolar, DPAC, Transtornos funcionais, HTPResumo
Resumo: O presente estudo de caso explana sobre os desafios enfrentados por uma aluna com o diagnóstico de dislexia e DPAC - Distúrbio do Aparelho Auditivo Central em uma instituição privada de educação superior. Aspectos como a zona de desenvolvimento proximal de Ana - nome fictício atribuído a estudante - seus relacionamentos interpessoais, transtornos funcionais e desempenho escolar serão abordados a fim de entendermos a problemática que envolve seu alto índice de reprovação. O estudo de caso perpassa por uma discussão teórica acerca da descrição da dislexia e do DPAC enquanto transtornos funcionais, bem como por um breve paralelo no que diz respeito ao fenômeno do fracasso escolar e por uma análise de personalidade através da aplicação de um teste projetivo - HTP - House, Tree, Person ou Casa, Árvore, Pessoa. Apontando-se como possíveis sugestões de atuação institucional na educação superior, ancoradas por um modelo de promoção de desenvolvimento em Psicologia Escolar, achou-se necessário uma intervenção através de palestras relacionadas à temática dos transtornos funcionais dirigidas aos docentes, bem como oficinas que trabalhem e promovam a circulação do discurso dentro da instituição.Publicado
2015-06-06
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.