CONSIDERAÇÕES ACERCA DOS DESAFIOS ENFRENTADOS POR ALUNOS COM TRANSTORNOS FUNCIONAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Paulo Henrique Fernandes Marinho Faculdades Projeção

Palavras-chave:

Dislexia, Psicologia escolar, DPAC, Transtornos funcionais, HTP

Resumo

Resumo: O presente estudo de caso explana sobre os desafios enfrentados por uma aluna com o diagnóstico de dislexia e DPAC - Distúrbio do Aparelho Auditivo Central em uma instituição privada de educação superior. Aspectos como a zona de desenvolvimento proximal de Ana - nome fictício atribuído a estudante - seus relacionamentos interpessoais, transtornos funcionais e desempenho escolar serão abordados a fim de entendermos a problemática que envolve seu alto índice de reprovação. O estudo de caso perpassa por uma discussão teórica acerca da descrição da dislexia e do DPAC enquanto transtornos funcionais, bem como por um breve paralelo no que diz respeito ao fenômeno do fracasso escolar e por uma análise de personalidade através da aplicação de um teste projetivo - HTP - House, Tree, Person ou Casa, Árvore, Pessoa. Apontando-se como possíveis sugestões de atuação institucional na educação superior, ancoradas por um modelo de promoção de desenvolvimento em Psicologia Escolar, achou-se necessário uma intervenção através de palestras relacionadas à temática dos transtornos funcionais dirigidas aos docentes, bem como oficinas que trabalhem e promovam a circulação do discurso dentro da instituição. 

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Publicado

2015-06-06