Pensamento complexo educação e direitos humanos

Autores

  • Eder Alonso Castro Faculdades Projeção

Resumo

Resumo: Apresentaremos, aqui, um breve estudo da teoria antropológica desenvolvida por Edgar Morin estabelecendo relações entre complexidade, educação, ética e direitos humanos. Nosso intuito é apresentar um caminho para o ensino de ética na educação básica que vise a formação integral do educando na perspectiva dos direitos humanos. De acordo com o autor complexo é aquilo que não pode ser reduzido a uma ideia simples ou uma lei, assim há um conjunto entre o uno e o múltiplo que não pode negado. É neste sentido que Morim entende a formação humana. Tudo está relacionado com tudo, portanto não há como educar sem formar eticamente. A aprendizagem é um processo constante na vida do ser humano e por isso não pode ser resumida à vida escolar, o mesmo ocorre com a formação ética na qual estão implicadas todas as ações daqueles que se proclamam educadores. Aqui entram os direitos humanos não enquanto legislação, mas como proposta de vida para que a formação ética se transforme em auto-ética que, compreendida na complexidade de suas implicações, se transforma em antropo-ética.Palavras Chave: Complexidade; Educação; Ética; Direitos Humanos; Auto-ética.

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Publicado

2014-12-06