Educação das Relações Étnico-Raciais Negras no currículo da Formação de Professores
Resumo
Resumo: O presente artigo teve por objetivo central discutir a importância da inserção da temática da Educação das Relações Étnico-Raciais Negras nos currículos da formação de professores. Utilizou-se como metodologia a revisão crítica bibliográfica a partir dos três eixos que estruturam a escrita do texto: teorias curriculares, formação docente e educação das relações étnico-raciais negras. Os autores de referências consultados foram: Moreira (2009), Silva T. T. (2011), Sacristán (2000), Munanga (2008), Filice (2011) e Gomes; Martins, (2009). As reflexões revelaram que a questão racial ainda aparece periférica na maioria dos programas que formam docentes. Algumas ações políticas e pedagógicas se fazem urgentes na busca por um currículo antirracista e pela construção de uma sociedade mais justa racialmente: desenvolver criticamente os formadores de formadores, propondo pesquisas que desconstruam ideias equivocadas a respeito da história e cultura afro-brasileira, investir na reformulação de currículos e programas das licenciaturas e na aquisição de matérias didáticos a respeito do tema. Palavras chave: Educação; Currículo Antirracista; Formação Docente.Downloads
Publicado
2014-12-06
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