Onde está a qualidade da educação superior? um debate sobre a racionalidade técnica e a organização do trabalho pedagógico das empresas educacionais
Resumo
Resumo: Este estudo abordou em que medida a qualidade da educação superior é estabelecida pelas empresas de educação superior, não obstante o deslocamento do foco para a capacidade competitiva das organizações e produção de mais-valia. Como objetivo geral, foi estabelecido analisar o conceito de qualidade da educação superior na perspectiva da expansão dos mercados educacionais, e objetivos específicos, identificar o que significa racionalidade técnica para a educação superior, verificar como ocorre a organização do trabalho pedagógico nas empresas educacionais e determinar se as empresas educacionais consideram o valor de mercado na constituição de seus projetos pedagógicos. Os objetivos apresentados põem em extremos teóricos antagônicos as funções da educação, se pretende cumprir sua função de socialização do conhecimento produzido e acumulado pela humanidade ou expropriar conhecimento, saber e trabalho na produção de mais-valia. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem qualitativa e para coleta de dados um questionário com questões desenvolvidas no padrão Likert. O maior atributo educacional é a possibilidade de pensar e repensar processos e não de reproduzir ideias. A única forma de contemplar os acionistas das empresas educacionais é procurar estratégias que possam garantir retorno líquido do capital, por meio dos projetos pedagógicos dos cursos superiores.Palavras-chave: Educação; Racionalidade técnica; Empresas educacionais.Downloads
Publicado
2014-12-06
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