Mediação pedagógica do tutor na UAB
Resumo
Resumo: Este artigo apresenta reflexões sobre as práticas de educação a distância, especificamente na UAB/UNB, pautados no construtivismo e nas aprendizagens significativas para a construção de processos de ensino – aprendizagem com estudantes em cursos on-line. Além disso, mostra como está estruturado o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, que traz no modelo educativo a distância, ferramentas para a construção coletiva e o dialogo no processo de ensino aprendizagem, mediado pelo uso da internet. No percurso metodológico, utilizou-se o levantamento bibliográfico e documental. Identificou-se que a UAB, a partir de um sistema integrado entre universidades públicas, objetiva ofertar cursos de nível superior para as camadas populacionais que apresenta dificuldades de acesso à formação universitária. Constatou-se que o tutor exerce o papel de mediador, facilitador das aprendizagens on-line. Conclui-se que a partir de uma percepção construtivista na EAD, as práticas educativas no Sistema UAB/UNB visam à promoção da formação de indivíduos com base na construção coletiva e nas aprendizagens significativas para as práticas sociais.Palavras-chave: EaD; Sistema UAB/UNB; Tutor; Aprendizagens on-line.Publicado
2014-06-01
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