A Inteligência Brasileira e a Formação de Profissionais da Educação: algumas aproximações
Resumo
Resumo: A sociedade brasileira, como as demais emergentes de processos colonizadores vivenciaram e vivenciam uma desqualificação cuja superação passa pela sua autoafirmação como diferente da sociedade europeia e não como inferior pelo fortalecimento da miscigenação como fator de criação de alternativas mais aprimoradas de sobrevivência. Tendo por referência a geração de intelectuais brasileiros das décadas de 1920 / 1930, período de grande efervescência da cultura brasileira, que na educação escola, culminará no lançamento do intitulado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, marco entre a educação colonial jesuítica e a modernização educacional brasileira. A reflexão aqui proposta identifica as posturas da intelectualidade nacional dentre as propostas de desenvolvimento para o país, apontando possíveis vínculos entre os parâmetros de progresso colocados à sociedade e os projetos de formação de profissionais para a educação.Palavras-chave: Inteligência brasileira; Formação de profissionais; IntelligentsiaPublicado
2014-06-01
Edição
Seção
Ensaio
Licença
Considerando a Lei nº 9.610, de 19.02.98 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e rege outras providências, a Revista declara as seguintes condições com relação aos Direitos Autorais:1. Todos os direitos editoriais são reservados a Revista. Nossas revistas são de acesso aberto, gratuitas e sem cobranças de taxas. A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a mais ampla disseminação da informação.
2. O autor retém seus direitos morais no artigo, incluindo o direito de ser identificado como autor sempre que o artigo for publicado;
3. A Revista poderá, mediante solicitação formal do autor, autorizá-lo a publicar o artigo na forma de capítulo ou parte de livro;
4. O autor pode fazer fotocópias do seu trabalho, ou distribuí-lo por meio de correio eletrônico ou fax, desde que destinadas às suas próprias aulas e com finalidade de atender objetivos de pesquisa, sob a condição de que: (a) tais cópias não sejam revendidas e (b) referência a fonte original da publicação e o nome da Revista (mantenedora dos direitos de autorais) estejam indicados claramente em todas as cópias feitas do trabalho.