Contar para encantar: a contação de histórias e o ensino da literatura infanto juvenil
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivos norteadores a reflexão sobre a literatura infanto-juvenil e a utilização da contação de histórias como um recurso a ser utilizado pelo professor do Ensino Fundamental para tornar o ensino da literatura agradável e assim formar o leitor de literatura. A contação de histórias, como técnica milenar e artística de comunicação vem, com o passar dos anos, perdendo espaço em meio à tecnologia e às diversas opções de entretenimento que colaboram para o distanciamento entre leitor e texto literário. A escola, por sua vez, trata a literatura não como fruição, mas como atividade a ser desenvolvida para o cumprimento do programa didático. Nesse sentido, discutiremos neste artigo que ao recuperar o hábito de se contar e ouvir histórias, o professor poderá resgatar também o prazer de ler literatura e ao mesmo tempo contribuirá para o desenvolvimento integral do aluno, por meio do conhecimento e da cultura transmitidos quando se conta ou quando se ouve uma história.Palavras-chave: Literatura infanto-juvenil; Contação de histórias; Formação do leitorPublicado
2014-06-01
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