Uma análise qualitativa e comparativa da atuação do pedagogo em organizações não-escolares

Autores

  • Monalisa Ribeiro de Menezes Faculdade ESPAM
  • José Sérgio de Jesus Faculdade Projeção

Palavras-chave:

Pedagogia Organizacional, Educação, Treinamento e Desenvolvimento

Resumo

A pesquisa tem por finalidade mostrar que a atuação do pedagogo dentro das organizações não-escolares é ampla e vai além de aplicações de técnicas que visam estabelecer políticas educacionais no contexto escolar. Esta pesquisa apresenta como delimitador do tema a questão problema que visa conhecer esse campo tão pouco explorado, compreendendo as atividades desenvolvidas e dificuldades enfrentadas. O objetivo está relacionado a investigar a inserção e prática profissional de Pedagogos em organizações não-escolares do Distrito Federal para a compreensão do campo de atuação. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa que corresponde a um espaço mais profundo nas relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis visando aprofundar mais ainda no tema em questão. Foi utilizada entrevista com Pedagogos de diferentes organizações não-escolares. Por meio disto, pode-se afirmar que o Pedagogo desenvolve diversos trabalhos em uma organização para o desenvolvimento de habilidades e com isso sua competência profissional. O resultado é significativo uma vez que os resultados apontam que a educação é realizada dentro das organizações não-escolares, porém, de uma forma não tão reconhecida mas mostrando acima de tudo o trabalho que é desenvolvido e o impacto que isso resultado para o desenvolvimento de todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Monalisa Ribeiro de Menezes, Faculdade ESPAM

Licenciada em Pedagogia

José Sérgio de Jesus, Faculdade Projeção

Graduado em Ciências-Matemática, Direito e Administração, Mestre em Educação, Doutorando em Administração.

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Publicado

2012-12-18

Edição

Seção

Artigo Original