ENSINO REMOTO E TECNOLOGIA: FORMAS DE USO DA PLATAFORMA TEAMS POR ESTUDANDES DO ENSINO SUPERIOR NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Mauro Forlan Duarte Campos Faculdades Projeção
  • Karina Ataíde Campos Secretaria de Educação do Distrito Federal

Palavras-chave:

Educação superior, ensino remoto, pandemia, Microsoft Teams, interação.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as formas de uso da ferramenta Microsoft Teams por parte de estudantes de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal, num contexto de pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11/03/2020. Para isso, um questionário com cinco perguntas foi aplicado a treze estudantes do curso superior de bacharel em Administração, por meio da ferramenta Google Forms. Os resultados foram analisados, e apontam que os estudantes acompanham as aulas remotas predominantemente por meio de celular. Além disso, os estudantes preferem interagir na aula por meio da ferramenta de mensagens instantâneas (chat). Os resultados são animadores quanto ao rendimento dos estudantes no ensino remoto imposto pela pandemia do Covid-19. Ao final, sugere-se a adoção de algumas estratégias, a partir dos resultados obtidos, para aprimoramento do ensino remoto.Palavras-chave: Educação superior, ensino remoto, pandemia, Microsoft Teams, interação.

Biografia do Autor

Mauro Forlan Duarte Campos, Faculdades Projeção

Licenciado em Matemática. Especialista em Estatística. Mestre em Psicologia.

Karina Ataíde Campos, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Especialista em Educação à Distância.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigo Original