UTILIZAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO ENQUANTO METODOLOGIA ATIVA EM PROL DA DIMINUIÇÃO DOS CASOS DE EVASÃO ESCOLAR RELACIONADOS AO DESINTERESSE ACADÊMICO

Autores

Palavras-chave:

Gamificação, Evasão escolar, Motivação

Resumo

Tendo em vista o problema da evasão escolar que tem assolado as escolas brasileiras, pesquisa-se sobre a utilização da gamificação enquanto metodologia ativa em prol da diminuição dos casos de evasão escolar que estejam relacionados ao desinteresse acadêmico, a fim de verificar o potencial de tal metodologia frente a estes casos. Para tanto, é necessário analisar a relevância da gamificação enquanto ferramenta mediadora; debater seu potencial motivador no processo de ensino aprendizagem e por fim, avaliar seu possível desempenho no que diz respeito aos casos de evasão escolar. Utiliza-se, para tanto, de revisão de literatura para a devida fundamentação da pesquisa em questão. Diante disso, verifica-se que a gamificação mostra-se uma grande aliada no que tange a diminuição dos casos de evasão escolar que estejam relacionados ao desinteresse acadêmico, tendo em vista seu potencial motivacional, bem como sua aplicabilidade em parceria das variadas tecnologias da informação e comunicação.

Biografia do Autor

Rômulo José do Couto, Universidade Anhanguera

Pedagogo, mestrando em Ensino de ciências e Matemática; Especialista em Psicopedagogia, Orientação Educacional e Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas. Docente na Faculdade Anhanguera de Valparaíso GO.

Downloads

Publicado

2022-08-08

Edição

Seção

Artigo Original