INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DOCENTE: AVALIAÇÃO PELO DISCENTE, COORDENADOR DE CURSO E AUTO-AVALIAÇÃO

Autores

  • Rodrigo Souza
  • Ircílio Chissolucombe
  • Laline Silva
  • Herberson Miranda

Palavras-chave:

Construção de instrumentos. Avaliação pelo discente. Auto-avaliação.

Resumo

Esta comunicação breve apresenta o processo de construção de instrumentos de avaliação docente. O objetivo final desta pesquisa é construir três instrumentos para avaliação do docente, no qual o professor é avaliado pelo discente, pelo coordenador do curso e por auto-avaliação.. A primeira parte desta pesquisa apresenta a construção e validação estatística do instrumento de avaliação pelo discente. Os itens foram construídos a partir de uma coleta qualitativa com 104 alunos. Posteriormente foi realizada análise de conteúdo e análise semântica que gerou 24 itens. Para fins de validação, o mesmo foi aplicado em uma amostra de 368 estudantes de ensino superior. Para estudo do seu conteúdo, procedeu-se à análise fatorial pelo processo de análise dos componentes principais com rotação Varimax, que indicou 4 fatores: Didática motivacional; Relacionamento interativo; Didática metodológica e Obrigações básicas. Os quatro fatores explicam 59,12% da variância total das respostas dos sujeitos. Os coeficientes Alfa de Cronbach forneceram 0,91 para o primeiro fator, 0,81 para o segundo e terceiro fator e 0,70 para o quarto fator. Análises preliminares indicam que o instrumento pode ser útil para fins de pesquisa e diagnóstico. A pesquisa continua com o objetivo de construção e validação de itens para avaliação por parte do coordenador e de auto-avaliação.Palavras-chave: Construção de instrumentos. Avaliação pelo discente. Auto avaliação.

Downloads

Publicado

2012-04-17

Edição

Seção

Comunicação Breve