Um blend entre o livro didático e metodologias ativas: Uma alternativa à centralidade da pedagogia de Freinet
Palavras-chave:
Freinet, livro didático, metodologias ativas, letramento científicoResumo
ResumoA centralidade da pedagogia de Freinet tem no trabalho o motor da ação educativa. Sendo assim, para o autor, era dispensável a presença de livros didáticos. Freinet propôs o abandono dessa ferramenta de trabalho por acreditar que o livro didático estava longe da realidade dos seus alunos. Atualmente, o que se vê é uma grande quantidade de informações nos meios de comunicação que nem sempre podem ser traduzidas em conhecimento, pois estão cheias de misticismo, além da pseudociência que contesta fenômenos já resolvidos pela ciência. O artigo tem por objetivo mostrar que é possível manter a centralidade da pedagogia de Freinet utilizando o livro didático como importante ferramenta de iniciação à pesquisa e à formação de indivíduos socialmente ativos em questões voltadas à ciência. A produção, revisão e distribuição do livro didático em todo o território brasilerio fazem dessa ferramenta objeto acessível e confiável quando comparado a outras ferramentas de tecnologia que usam a internet como fonte de informação. Um blend entre o livro didático e metodologias ativas pode ser a solução para o não abandono deste material, mas, pelo contrário, pelasua exploração racional e criativa. Com o bom uso dessa ferramenta é possível manter a centralidade freinetiana, bem como formar um cidadão letrado cientificamente.Downloads
Publicado
2020-12-03
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