Um blend entre o livro didático e metodologias ativas: Uma alternativa à centralidade da pedagogia de Freinet

Autores

  • Werner Bessa Vieira Uniprojeção

Palavras-chave:

Freinet, livro didático, metodologias ativas, letramento científico

Resumo

ResumoA centralidade da pedagogia de Freinet tem no trabalho o motor da ação educativa. Sendo assim, para o autor, era dispensável a presença de livros didáticos. Freinet propôs o abandono dessa ferramenta de trabalho por acreditar que o livro didático estava longe da realidade dos seus alunos. Atualmente, o que se vê é uma grande quantidade de informações nos meios de comunicação que nem sempre podem ser traduzidas em conhecimento, pois estão cheias de misticismo, além da pseudociência que contesta fenômenos já resolvidos pela ciência. O artigo tem por objetivo mostrar que é possível manter a centralidade da pedagogia de Freinet utilizando o livro didático como importante ferramenta de iniciação à pesquisa e à formação de indivíduos socialmente ativos em questões voltadas à ciência. A produção, revisão e distribuição do livro didático em todo o território brasilerio fazem dessa ferramenta objeto acessível e confiável quando comparado a outras ferramentas de tecnologia que usam a internet como fonte de informação. Um blend entre o livro didático e metodologias ativas pode ser a solução para o não abandono deste material, mas, pelo contrário, pelasua exploração racional e criativa. Com o bom uso dessa ferramenta é possível manter a centralidade freinetiana, bem como formar um cidadão letrado ­­­cientificamente.

Biografia do Autor

Werner Bessa Vieira, Uniprojeção

Doutorando em Educação pela Universidade Lusófona de Lisboa, mestre em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília (2005), graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2001), especialista em Análises Clínicas pela Universidade de Brasília (2018). Tem experiência no ensino de biologia geral, com ênfase em biologia celular, bioquímica, biologia molecular, imunologia e microbiologia em cursos de graduação e pós graduação. Professor de Ciências biológicas na Secretaria de Educação do Distrito Federal e da Escola de Ciências da Saúde e da Vida do Centro Universitário Uniprojeção. 

Downloads

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigo Original