PRÁTICAS INOVADORAS NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR SOBRE AS PERSPECTIVAS DO CLOWN EM SALA DE AULA

Autores

  • Rosângela Barbosa Silva UniProjeção
  • Cláudio Ricardo Chaves Moraes
  • Nayara Oliveira

Resumo

Esta pesquisa propôs analisar o papel do clown como ferramenta de aprendizagem pedagógica no ensino superior e como o entrelaçamento da arte com a educação podem oferecer práticas inovadoras em sala de aula. Este estudo se ampara numa pesquisa bibliográfica que apresenta conceitos de autores que abordam apreciações que irão contribuíram para uma análise mais aprofundada o tema. A pesquisa permitiu compreender que a figura do clown em sala de aula pode ser relevante para uma educação inovadora no ensino superior, no entanto, é importante levar em consideração o cuidado que precisa ter, pois acredita-se que toda prática inovadora precisa ser analisada e estudada para termos o conhecimento de que tal prática cabe em determinado ambiente de aprendizagem e de que forma os alunos irão receber esse evento. Palavras-chave: Práticas inovadoras. Ensino superior. Arte do clown. Pedagogia.

Biografia do Autor

Rosângela Barbosa Silva, UniProjeção

É Mestre em Comunicação Social pela Universidade Católica de Brasília (UCB), na área de Processos Comunicacionais na Cultura Midiática. É especialista em Análise Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). E Graduada em Administração de empresa também no Centro Universitário de Brasília ( UniCEUB). É pesquisadora e professora acadêmica. 

Cláudio Ricardo Chaves Moraes

Especialista em Práticas Inovadoras na Educação, pedagogo, artista, tecnólogo em gestão ambiental urbana, pós-graduando em Docência do Ensino Superior com Metodologias Ativas de Aprendizagem, pós-graduando em Docência e Performance em Educação à Distância e pós-graduando em Arte, Cultura e Educação.

Nayara Oliveira

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO (2015). Possui Especialização em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual do Paraná campus Campo Mourão – UNESPAR (2013). Graduada em Licenciatura em Letras – Português/Inglês pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão – FECILCAM (2011).

Downloads

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigo Original