Letramento científico: a formação do professor-pesquisador nos cursos de licenciaturas do Centro Universitário Projeção (UNIPROJEÇÃO)

Autores

  • Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção
  • Ana Cristina Castro Centro Universitário UniProjeção
  • Ana Karina Araújo Galvão Centro Universitário UniProjeção

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes dos cursos de licenciaturas de Pedagogia, Matemática, Letras, História e Geografia durante as aulas da disciplina de Leitura e Produção de textos (LPT), a partir do segundo semestre do ano letivo de 2018.Teve como ênfase na educação científica, voltada para o ensino da leitura e produção de textos científicos, bem como a formação do professor-pesquisador. Os sujeitos participantes foram cento e cinquenta estudantes regularmente matriculados nas duas unidades do campus universitários a saber: 1) Campus de Ceilândia (P9) e 2) Campus de Sobradinho (P12) no Centro Universitário UNIPROJEÇÃO. Os resultados apontaram que os estudantes obtiveram maior compreensão durante a leitura e escrita dos textos teóricos, bem como se sentiram provocados e capazes ao exercício da prática da escrita para produção de textos científicos. Além disso, desenvolveram e apresentaram projetos de intenção de pesquisa, buscando vivenciar como estudante e pesquisador, as etapas iniciais de elaboração do projeto cientifico, estabelecendo analogias entre a ciência, métodos científicos e a produção do conhecimento.

Biografia do Autor

Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigo Original