As contribuições do pedagogo no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo no ensino fundamental I

Autores

  • Sra.Claudia Pinheiro Nascimento Centro Universitário UniProjeção
  • Sr. Igor Emerick Santos Centro Universitário UniProjeção

Palavras-chave:

Pedagógia, Educação

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender as contribuições do docente e a importância da formação do professor no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo em sala de aula, em uma análise feita a partir da Escola Bilíngue de Taguatinga-DF, com foco no ensino fundamental I. O estudo parte de uma leitura acerca da surdez e as condições do surdo no meio escolar e social até a prática docente. O artigo está estruturado em cinco partes, começando pela compreensão dos tipos de surdez e deficiência auditiva, passando pelas leis que regulamentam a inclusão dos surdos e a profissão docente até o papel do professor, concluindo com a pesquisa de campo realizada com os docentes de alunos surdos. Para a melhor compreensão do estudo, foi realizada a análise da forma de que como os docentes estão preparados para atuar com os alunos surdos. Como resposta da pesquisa, foi verificado que muitos professores estão de acordo com o estabelecido perante a Lei e suas visões acerca de suas experiências pedagógicas como professor pedagogo ou instrutor de libras em seu cotidiano.

Biografia do Autor

Sra.Claudia Pinheiro Nascimento, Centro Universitário UniProjeção

Formada em Geografia pela universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em geografia pela Universidade Federal de Rondônia e Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Pará.

Sr. Igor Emerick Santos, Centro Universitário UniProjeção

Formado em Pedagogia pelo Centro Universitário UniProjeção

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Publicado

2020-12-03

Edição

Seção

Artigo Original