ENTENDENDO A INSATISFAÇÃO ACADÊMICA COMO FATOR DE EVASÃO ESCOLAR: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES EVADIDOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (2017 – 2018) DO CENTRO UNIVERSITÁRIO PROJEÇÃO

Autores

  • Janilce da Silva Lobo Centro Universitário Projeção
  • Jefferson Bruno Pereira Ribeiro Universidade de Brasília Universidade Católica de Brasília
  • Jonathan Rosa Moreira Universidade de Brasília Centro Universitário Projeção

Palavras-chave:

Educação superior, Evasão escolar, Insatisfação acadêmica.

Resumo

A evasão escolar é um fenômeno crítico que persiste nas instituições de educação superior, sobretudo, as privadas. Há diversos fatores que levam à evasão escolar, e o enfoque aqui está no fator insatisfação acadêmica, visto que é uma resposta que tem sido muito utilizada para justificar tal situação. Entretanto, é preciso definir um conceito para insatisfação acadêmica, para que as instituições possam definir indicadores mais preciso para sua prevenção. O objetivo deste estudo foi apresentar a representação social da insatisfação acadêmica para estudantes em situação de evasão escolar no curso de Administração presencial do Centro Universitário Projeção, considerando o período de 2017 até 2018. Para tanto, optou-se por uma abordagem metodológica qualitativa com o uso da técnica de associação livre de palavras. Para o grupo participante da pesquisa, a representação social de insatisfação acadêmica é atendimento. Ainda assim, cabem outras reflexões, em função dos resultados alcançados.

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Publicado

2019-08-18