PESQUISA EM UMA ESCOLA PÚBLICA E UMA ESCOLA PRIVADA DO DISTRITO FEDERAL - AVALIAÇÃO DA DINÂMICA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Roberta Guedes

Palavras-chave:

educação. Currículo. Avaliação. Ambiente escolar.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo propiciar uma reflexão sobre os conceitos de educação, de currículo e de avaliação, bem como, as implicações do ambiente emocional e físico da escola, no cotidiano de sala de aula. A pesquisa de caráter qualitativo exploratório utilizou como instrumento, para coleta de dados, a entrevista semi-estruturada e a observação em sala de aula. A amostra selecionou professores das áreas de ciências humanas, exatas e naturais. Foi composta por um total de 12 professores do ensino médio, dos quais seis (6) eram professores de uma escola da rede pública e seis (6) eram professores de uma escola da rede particular de ensino, ambas localizadas no Plano Piloto, no Distrito Federal. Os resultados indicaram que não há uma uniformidade sobre os conceitos de educação, de currículo e de avaliação entre os professores pesquisados. No que diz respeito ao ambiente emocional e físico da escola envolvendo, particularmente, as relações interpessoais e destacando a percepção do professor sobre o aluno, foram identificadas diferenças nos depoimentos dos entrevistados da escola pública e da escola particular. Apesar das dificuldades da profissão e, a remuneração inadequada recebida pelos professores, seja da rede pública ou da rede particular de ensino, os mesmos demonstraram comprometimento com a profissão e o desejo de permanecer no magistério considerando-o como uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da cidadania.  Palavras-chave: educação. Currículo. Avaliação. Ambiente escolar. 

Downloads

Publicado

2011-10-13

Edição

Seção

Artigo Original