Cinema e tecnologias digitais:o ensino de arte e a produção audiovisual através do aplicativo Vegas Pro 14

Autores

  • Diego Ted Rodrigues Bogéa
  • Mirian Ferreira da Silva Bogéa
  • Sterliny Melo Santos
  • Gyovanna Ketly Alencar Dias

Palavras-chave:

Arte, Cinema, Tecnologias Educacionais, Ensino-Aprendizagem, Educação Profissional.

Resumo

As tecnologias digitaiscontribuem para o desenvolvimento e aprimoramento das competências e habilidades do aluno no contexto escolar. Na disciplina Arte, esses recursos tornaram-se uma possibilidade de dinamizar as ações do professor fomentando a aprendizagem dos alunos. Neste trabalho, destacamos a produção audiovisual dos alunos do 1º ano do curso técnico em Meio Ambiente, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA Campus Imperatriz nas aulas referentes à disciplina Arte I. O trabalho foi direcionadono contexto do conteúdo “História do Cinema” vislumbrando uma percepção histórica e aliando essa realidade pretérita à consciência dos recursos disponíveis na atualidade para os alunos. O trabalho prático consistiu na elaboração de um roteiro como uma proposta de continuidade da cena final do filme “Luzes da Cidade” (Charles Chaplin, 1931),além do seu registro e edição, a ser trabalhada por meio de um aplicativo como forma de aliar a disciplina ao contexto tecnológico vivenciado na instituição de ensino. O software escolhido foi o programa Vegas Pro 14que contribuiu para exercitar a expressividade bem como a criatividade dos alunos frente ao tema proposto através da produção de curtas-metragens.

Biografia do Autor

Diego Ted Rodrigues Bogéa

Mestre em Educação - Gestão de Ensino da Educação Básica com ênfase em Arte-Educação/Música pela Universidade Federal do Maranhão(2018); Graduação em Arte Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Latino Americana de Educação - FLATED (2014). Especialista em Língua Brasileira de Sinais e em Tradução e Interpretação de Língua Brasileira de Sinais pelo Grupo Educacional Santa Fé (2014). Tem experiência na área de Arte-Educação e Música com ênfase no ensino de música na Educação Básica: Arte-Educação, Educação Musical e Ensino Coletivo de Instrumento Musical. Atualmente, é professor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) - Campus Imperatriz, membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) desenvolvendo pesquisas e trabalhos acadêmicos sobre o Ensino de Música, Ensino de Arte, Educação Profissional e Tecnologias Digitais na Educação

Mirian Ferreira da Silva Bogéa

Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Maranhão (2013) com habilitação em Artes Visuais. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Imperatriz. Tem experiência na área de Arte Educação, com ênfase em Artes Visuais. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Arte e Educação. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB - UFMA) desenvolvendo pesquisas sobre o Ensino de Arte Indígena.

Downloads

Publicado

2019-08-18

Edição

Seção

III Simpósio Nacional de Tecnologias Digitais na Educação