https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/issue/feed NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO 2022-08-09T09:25:25-03:00 Profa. Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] Open Journal Systems A REVISTA NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO é uma publicação semestral da Escola de Negócios da Faculdade Projeção Brasília, que tem como objetivo, divulgar produções científicas de estudantes, professores e comunidade em geral. https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1890 O papel da hélice tríplice no ensino remoto emergencial: estudo de caso da secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal 2022-08-09T09:25:25-03:00 Ricardo Pedroza Martirena [email protected] Sabrina Juliana Teixeira Medeiros [email protected] Grace Ferreira Ghesti [email protected] Lennine Rodrigues Melo [email protected] <p class="western" align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">Diante do atual cenário ocasionado pela pandemia do coronavírus, as plataformas de ensino remoto foram extensivamente usadas pelas instituições de ensino. O Governo do Distrito Federal, em parceria com instituições públicas e privadas, buscou uma alternativa para reduzir os impactos negativos </span></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">refletidos na</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;"> comunidade acadêmica. Uma das alternativas encontradas foi a implementação do ensino remoto </span></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">utilizando</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;"> plataformas digitais de fácil acesso e interativa aos alunos que </span></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">pudessem</span></span><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;"> contribuir com a execução dos planos pedagógicos vigentes. O estudo realizou pesquisa exploratória e bibliográfica, além de uma análise das plataformas digitais apontando os principais benefícios para a sociedade e propôs uma análise sobre a proteção de dados sensíveis dos envolvidos nesse processo de ensino remoto e a aplicação de medidas de segurança utilizadas.</span></span></span><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;"> Além disso, demonstrou a importância da pesquisa e inovação para a sociedade como um todo, porém notou-se que uma carência no que tange às medidas adequadas para que não haja violação da proteção de dados sensíveis. </span></span></p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1764 GESTÃO ESTRATÉGICA DE MARKETING: COMO A GESTÃO DE MARKETING PODE ALAVANCAR OS NEGÓCIOS EM UMA MEI NO DF? 2022-08-09T09:25:25-03:00 Lílian Araújo Ferreira Zaidan [email protected] Laércio José Silva Filho [email protected] Leonardo Arêba Pinto [email protected] Allyda Maria Ismael da Silva Morais [email protected] <p>O estudo tem a finalidade de mostrar aspectos importantes as micro e pequenas empresas como as estratégias de marketing são fundamentais para alavancar suas vendas e a visibilidade do seu negócio, visa ainda apresentar ações que auxiliem a empresa na fidelização e conquista de novos clientes e focar em seu público alvo. Assim sendo, é necessário o desenvolvimento dessas estratégias para potencializar seus resultados e suas ações, tornando-a mais competitiva no mercado, com o intuito de colocá-la a frete de seus concorrentes. Sugerir a implementação de um plano de marketing estruturado para elas, afim de ajudar na tomada de decisão, sendo ele indicado como instrumento fundamental para que os microempreendedores sejam capazes de obter êxito em seu empreendimento e com isso escolher a melhor estratégia para o desenvolvimento do seu negócio. </p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1772 A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO E MODERNIZAÇÃO CONTÁBIL: UM ESTUDO DE CASO EM UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE. 2022-08-09T09:25:25-03:00 Marcia Lacerda de Oliveira Farias [email protected] Hermes Pereira de Oliveira Neto [email protected] Aline Maria Paulo do Amaral [email protected] Laércio José Silva Filho [email protected] <p>Este documento apresenta o estudo de caso de um escritório contábil de pequeno e médio porte que viu a necessidade de desenvolver seus atributos tecnológicos como forma de atendimento as crescentes demandas de seus clientes. Foi realizado um panorama do cenário contábil atual que relaciona o tamanho dos escritórios contábeis com seus investimentos tecnológicos, onde é constatado que há uma deficiência no atendimento aos clientes com demandas mais consultivas, o que é solucionado com o investimento de ferramentas com custo benefício positivo. Desta forma, faz-se uma correlação entre o investimento tecnológico contábil, e a capacidade resolutiva de problemas onde o contador tem maior autoridade.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1785 Principais impactos da lei n° 13.874/19 – Lei de Liberdade Econômica no ambiente empresarial do Distrito Federal 2022-08-09T09:25:25-03:00 Jasminy Rocha Rodrigues [email protected] Rogério Alves Diniz [email protected] Filipe Bressanelli Azevedo [email protected] <span>A crise econômica vivida pelo país já dura alguns anos, fato que tem contribuído bastante para o aumento do desemprego e consequentemente o baixo crescimento econômico. Com a intenção reverter esse quadro e restaurar gradativamente o crescimento do país, o governo implementou a Lei nº 13.874 em 20 de setembro de 2019. Portanto, o objetivo desta pesquisa é analisar as principais mudanças decorrentes da lei. Para a realização do estudo utilizou-se a abordagem qualitativa, em relação aos objetivos este estudo caracteriza-se como exploratório e descritivo e quanto aos procedimentos identifica-se como bibliográfico. A obtenção dos dados e resultados foi realizada por intermédio de sites eletrônicos governamentais e questionário. Na análise da Lei nº 13.874 / 19, observamos as principais alterações que ela propôs, e o grau de contribuição para o empresariado, onde 80,9% dos entrevistados concordaram que lei de liberdade econômica ajudou a desburocratizar processos e 85,7% concordou que a lei de liberdade econômica foi benéfica para o ramo empresarial. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a Lei n° 13.874/19 teve impactos positivos em vários processos, reduzindo burocracias no processo de abertura de empresas, na área trabalhista, e na livre iniciativa e exercício de atividades econômicas</span><span>. </span> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1811 E SE O GATO DE SCHRÖDINGER CONSUMISSE CERVEJA? O princípio da física quântica no consumo de cerveja artesanal na Amazônia 2022-08-09T09:25:25-03:00 Hinton Bentes [email protected] Aline Christian Pimentel Almeida [email protected] As duas primeiras décadas do século XXI tem mostrado para a ciências que se propõem estudar as reações humanas uma serie de transformações no que se refere a forma de consumir produtos e serviços, assim o objetivo deste trabalho é identificar se o consumo de cervejas artesanais na cidade de Belém, capital do Estado do Pará, analisando sobre a perspectiva física quântica, ocorre de maneira direta ou aleatória pelo consumidor, sendo que a metodologia utilizada ocorreu através da criação das perspectiva do consumidor sendo o principal fator do trabalho e não o gato como no estudo inicial proposto por Schrödinger, além da aplicação teórica o estudo buscou ir além com aplicação de uma pesquisa netnográfica visando comprovar as perspectivas de se o consumidor gosta de experimentar diferentes estilos de cerveja artesanal (24%) e se consumidor acredita que consumira mais cervejas artesanais no futuro (42%), desta forma pode-se concluir que o modelo proposto por Schrödinger é aplicável neste caso de estudo teórico, contudo também demonstra através da pesquisa netnográfica aplicada consistência no perambulo dos resultados quase que infinitos. 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1813 Qualidade de vida no trabalho: um estudo na prefeitura de São Sebastião da Boa Vista-Pa, durante a pandemia da Covid-19 2022-08-09T09:25:25-03:00 Wellynton Farias Serrão [email protected] Caitto Arroyo Vasconcellos [email protected] Carlos André Corrêa de Mattos [email protected] José Augusto Lacerda Fernandes [email protected] <p>O objetivo deste estudo é analisar a qualidade de vida no trabalho de servidores públicos municipais da prefeitura de São Sebastião da Boa Vista, arquipélago do Marajó, estado do Pará. Para tanto, foi realizada uma survey descritiva, no mês de março de 2021, que contou com a participação de 116 respondentes em amostragem não probabilística por julgamento. Os dados foram tratados com técnicas de estatística descritiva, teste de hipóteses e análises multivariadas. A análise fatorial exploratória (AFE) explicou 69,47% da variância em três fatores, identificados como justiça organizacional (27,63%), respeito à legislação (21,80%) e remuneração (20,02%). A análise de agrupamentos formou dois grupos com 35% (41) e 65% (75) dos respondentes, respectivamente. Os resultados mostraram a valorização do cumprimento da legislação trabalhista e uma avaliação positiva quanto à qualidade no trabalho nos três fatores identificados. <strong></strong></p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1891 O “Future-se”, perspectiva de autonomia financeira e inovação para Os Institutos Federais do Centro Oeste no modelo hélice tríplice 2022-08-09T09:25:25-03:00 Ricardo Pedroza Martirena [email protected] Claudio Ulisse [email protected] Juliana Ferreira Borges [email protected] Paula Meyer Soares [email protected] <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: small;"><span style="font-family: Arial, serif;"><span style="font-size: medium;">Em busca de um plano de desenvolvimento econômico considerando o conhecimento como recurso principal, pautou-se o debate conhecido como “Future-se” que oferece mecanismos para impulsionar a inovação nos moldes da hélice tríplice. Uma visão arrojada, que se esforça por driblar perspectivas políticas e se sustentar, com embasamento técnico e muito diálogo, na lógica de resultados e desempenho, a ideia é defender que o caminho para o país é estimular o desenvolvimento baseado em educação. A Região Centro-Oeste, que possui cinco Institutos Federais, é o objeto de estudo para análise da pertinência da continuidade do diálogo. O artigo observa elementos favoráveis e pontos de atenção aderentes à realidade local. O resultado da análise oferece condições para a afirmativa que os Institutos Federais da Região Centro Oeste tem perfil e potencial para implementar o que essa política pública tem a oferecer, desde que essa se expresse num formato mais ágil e assertivo, o que pode resultar da combinação de diferentes iniciativas.</span></span></span></span></p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1816 Análise de dados das empresas prestadoras de serviço público: o caminho para a melhoria da qualidade do serviço público prestado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal 2022-08-09T09:25:25-03:00 Pedro Fernandes de Araújo [email protected] Andreew Castro Martins Lopes [email protected] Daniel Soares de Souza [email protected] No Brasil, a prestação de serviços públicos relativos ao saneamento básico, distribuição de água e tratamento de esgoto é promovida por empresas direta ou indiretamente financiadas por cidadãos. Tendo por objetivo analisar os dados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), empresa prestadora desse serviço no Distrito Federal (DF), concluiu-se que essa vem sendo alvo de críticas concernentes a profusos problemas, sendo os principais hierarquizados: erro na medição do consumo e alteração em nome de conta. Em face disso, este trabalho, por meio de análise de dados da Ouvidoria da CAESB e do método de análise descritiva exploratória de dados, definida por John Tukey, converteu esses dados em conhecimento útil às tomadas de decisões relativas aos desafios apresentados, bem como apresentou propostas de intervenção relativas a esses desafios de forma a preencher uma lacuna de estudos de mineração de dados relativos à empresa, podendo ser relevante para a própria entidade, para a população beneficiária, e para futuros trabalhos acadêmicos que relacionem o conhecimento de análise de banco de dados à prestação de serviços públicos. 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1841 Revisão bibliométrica sobre omnichannel: uma análise das estratégias da função logística 2022-08-09T09:25:25-03:00 Leonardo Caixeta de Castro Maia [email protected] Helena Farias Ribeiro [email protected] Renata de Souza Franco [email protected] <p>Os avanços da tecnologia de informação e comunicação (TIC), a mudança no comportamento dos consumidores e a pandemia do COVID-19 nessa década de 2020 aceleraram a utilização do canal de vendas on-line. Nesse ambiente, a logística tornou-se o desafio a ser vencido para a manutenção da competitividade do varejo. De tal modo, o problema de pesquisa foi: Para o contexto do <em>omnichannel</em>, logística e varejo, quais são as principais obras, autores, instituições e palavras-chave? Nesse sentido, o objetivo é identificar através da revisão bibliométrica quais são as principais obras, autores, instituições e palavras-chave e qual é o nível de relacionamento entre eles no contexto do <em>omnichannel</em>, logística e varejo. Assim, realizou-se uma revisão bibliométrica na base de dados Web of Science (WOS) sobre artigos publicados no período de 2016 a 2021 mediante as palavras-chaves. Na primeira seleção foram identificados 169 manuscritos. Mediante a leitura e avaliação de títulos, resumos e palavras-chave, foram selecionados 119 artigos. Por meio do software VosViewer, realizou-se a estatística descritiva e o mapeamento das redes de autores, das obras, dos periódicos e também das palavras-chave de maior impacto, em inglês Citation Network Analysis – CNA. As contribuições empíricas, gerenciais e acadêmicas estão voltadas para a alavancagem de desempenho operacional, desenvolvimento de competências e o potencial de uso de tecnologias de um tema considerado contemporâneo, tanto nacionalmente como internacionalmente. A originalidade do artigo está quanto ao período de análise bem como a relevância das fontes de pesquisa.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1842 Consumo e cinema no Brasil: um estudo bibliométrico 2022-08-09T09:25:25-03:00 Ana Beatriz Pereira Reis [email protected] Vérica Freitas [email protected] Élcio Eduardo de Paula Santana [email protected] Veronica Angelica Freitas de Paula [email protected] <h2>O cinema é uma atividade de entretenimento que movimenta um grande número de pessoas e apresenta consideráveis rendimentos financeiros, trazendo diferentes oportunidades gerenciais, inclusive sob a ótica do consumo e do comportamento do consumidor. Ainda assim, é escassa a produção científica sobre o tema no contexto brasileiro. Dessa forma, este artigo teve como objetivo analisar os trabalhos acadêmicos sobre consumo de cinema publicados em periódicos e eventos brasileiros no período compreendido entre 1990 e 2018. Para a consecução deste objetivo, foi realizado um estudo descritivo, pesquisa documental e bibliográfica realizada nas bases acadêmicas Google Acadêmico, Plataformas da ANPAD e SPELL, buscando analisar a publicação acadêmica brasileira em português sobre o tema cinema do ponto de vista de marketing e consumo. A amostra final analisada foi então composta por 38 artigos (13 publicados em eventos e 25 publicados em revistas). Os artigos selecionados para análise foram organizados em planilha eletrônica e as análises foram realizadas com apoio dos softwares Atlas Ti® e SPSS®. Os resultados da pesquisa demonstram volatilidade na quantidade de publicações em português sobre consumo de cinema no período analisado, sendo que a maioria dos autores não publica novamente sobre o assunto. A maior parte das pesquisas encontradas utiliza métodos qualitativos. Durante a mineração dos trabalhos, foi perceptível o uso comum do cinema e de filmes em pesquisas publicadas. No entanto, é pouco representativa a quantidade de pesquisas que utiliza o cinema como objeto de estudo e ainda menor na perspectiva de Gestão e Negócios.</h2> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1877 A importância do marketing de relacionamento para uma empresa de serviços de pagamento: um estudo de caso 2022-08-09T09:25:25-03:00 Jorge Anthony Araújo Cardoso [email protected] Renata Rodrigues Daher Paulo [email protected] <p>O presente artigo se propôs a estudar as principais estratégias de relacionamento numa empresa brasileira do mercado de meios de pagamento, mostrando a relevância do marketing de relacionamento. O crescimento de uma empresa vai muito além da venda, e por causa da complexidade do mercado de serviços brasileiro, as empresas buscam uma visão de longo prazo que estabeleçam um relacionamento duradouro que mantenham o cliente fidelizado, além de aumentar as margens de ganho por cliente ao longo do tempo. O marketing de relacionamento é uma das estratégias que se propõe a fidelizar clientes através de uma aproximação e desenvolvimento de relações entre as organizações e seus clientes, envolvendo todos os elementos participantes do processo, sejam funcionários, fornecedores e parceiros locais. Ao analisar documentos e observar atividades da organização estudada, foi possível ver a importância das ações de marketing de relacionamento para que a mesma saísse da fase inicial como startup para a sua abertura de capital e crescimento dentro do país, mantendo um alto nível de serviço e relacionamento com o cliente.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1878 Educação empreendedora para o empoderamento feminino: análise de um case em uma rede de marketing multinível brasileira 2022-08-09T09:25:25-03:00 Ricardo da Silva Santos [email protected] Marcia Athayde Moreira [email protected] Anderson Roberto Pires-e-Silva [email protected] <div id="icpbravoaccess_loaded">A educação é uma poderosa ferramenta de mudança e constitui um fator que suscita meios de melhorar as condições das mulheres, sobretudo mulheres autônomas que empreendem por necessidade. Nesse sentido, investigamos nesta pesquisa a influência que a educação empreendedora promovida por uma rede de negócios de marketing multinível brasileira, exerceu no empoderamento de mulheres, sobre a vida e os negócios de mulheres empreendedoras autônomas. Pesquisa com viés qualitativo, viabilizada por meio de depoimentos recebidos nos meses de junho e julho de 2020, tendo como objeto avaliativo um programa nacional de desenvolvimento feminino de uma grande rede de marketing multinível brasileira. A coleta de depoimentos indicou que a participação no programa de educação empreendedora provocou o empoderamento e a melhoria da autoestima das participantes, gerando transformação em suas vidas pessoal e profissional. Ainda de acordo com os depoimentos, o programa proporcionou o desenvolvimento de seus negócios e de suas vidas e a educação empreendedora influenciou no progresso das mulheres participantes, denotando uma influência positiva da capacitação empreendedora sobre suas vidas. Concluímos que as mulheres brasileiras, participantes do programa objeto de estudo, mostraram-se empreendedoras e que estão em constante busca por conhecimento e novas habilidades, liberdade pessoal e melhores relacionamentos, consigo e com o mundo. Acreditamos que um futuro melhor para o Brasil perpassa pela educação empreendedora, estímulo ao empoderamento e ao trabalho autônomo como meio de vida e sobrevivência digna à mulheres, sobretudo aquelas que se encontram em condição de fragilidade econômica e social.</div><div id="icpbravoaccess_loaded"> </div> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1880 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM SHUMPETERIANA 2022-08-09T09:25:25-03:00 Rogério Oliveira da Silva [email protected] <p>O presente trabalho apresenta uma breve revisão teórica da teoria da inovação, principalmente ao longo do século XX, período em que ela se desenvolveu, ganhou importância e extenso corpo teórico na ciência econômica. Este trabalho foi desenvolvido a partir da vida e obras de Joseph Schumpeter. Desta forma, o referencial teórico utilizado neste trabalho é relativamente simples, por se tratar de um ensaio inicial. Apesar de ainda demandar muitos estudos empíricos e de não ter respostas para diversas questões, o tema tenta trazer uma abordagem inicial sobre a importância de Schumpeter para a inovação.</p> 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1938 Editorial 2022-08-09T09:25:25-03:00 Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] 2022-08-08T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO https://revista.projecao.br/index.php/Projecao1/article/view/1947 Expediente 2022-08-09T09:25:25-03:00 Claudia Pinheiro Nascimento [email protected] Expediente 2022-08-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 NEGÓCIOS EM PROJEÇÃO